Professor do DCC recebe prêmio na ACM IMC 2022

No final de outubro deste ano, na França, o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Ítalo Fernando Scotá Cunha, em parceria com pesquisadores da Universidade de Columbia, recebeu o prêmio de melhor artigo curto. Intitulado “High Availability CDN Routing Without Compromising Control”, o trabalho foi premiado durante a Conferência de Medição da Internet ACM 2022, uma das mais importantes conferências da área de medições de rede.

De acordo com Ítalo, Redes de Distribuição de Conteúdo (Content Delivery Networks, CDNs) replicam conteúdo como vídeos e imagens em locais (sites) geograficamente distribuídos para prover acesso rápido e com alto desempenho a usuários. A maioria das CDNs roteiam usuários para um site específico utilizando duas técnicas: a primeira é o Anycast, onde o site acessado por um usuário é determinado pelas escolhas de rotas de redes intermediárias, incluindo seu provedor de acesso à Internet; já a segunda é o Unicast, onde o site acessado por um usuário é determinado por um sistema de redirecionamento da CDN que utiliza o DNS. “Neste trabalho explicamos porque nenhuma destas técnicas provê simultaneamente controle preciso de qual site é acessado por um usuário e alta disponibilidade em caso de falhas, dois objetivos fundamentais de CDNs. Em particular, o Anycast compromete o controle (e consequentemente o desempenho) de qual site é acessado por um usuário porque delega essa decisão às redes intermediárias, enquanto o Unicast compromete disponibilidade em casos de falha porque o DNS causa um atraso no redirecionamento de usuários de um site para outro”, afirmou.

Ao mesmo tempo, no trabalho foi apresentado novas técnicas híbridas para rotear usuários a sites. “Nossa avaliação, utilizando experimentos reais na Internet, demonstra que as novas técnicas melhoram efetivamente o controle sobre o tráfego dos usuários, permitindo que CDNs atinjam alto desempenho, e permitem a restauração do acesso ao conteúdo de forma rápida em caso de falhas, permitindo que CDNs atinjam alta disponibilidade”, explicou o docente.