Professor do DCC participa de webinário e discute questões técnicas e legais relacionadas ao atual formato de divulgação e ao uso de microdados educacionais

Na próxima terça-feira, 12, às 11 horas, o professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), Mário Alvim Júnior, participará, pelo Youtube, de um webinário com sobre “Microdados educacionais e LGPD: aspectos técnicos”. O seminário também terá a presença da jornalista especializada em dados da TV Globo, Ana Carolina Moreno, e do diretor executivo e fundador do Iede – Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, Ernesto Martins Faria. Mário Alvim coordena o estudo que subsidiou a decisão do Inep em alterar o formato de divulgação dos microdados.

Associação criada por jornalistas que cobrem educação para apoiar colegas que trabalham com o tema, a Jeduca realizará dois webinários sobre a mudança do formato de difusão dos microdados educacionais pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Além do dia 12, no dia 14, quinta-feira, no mesmo horário, haverá a discussão do tema “Microdados educacionais e LGPD: impactos e aspectos legais”. Os dois eventos serão mediados pela  jornalista Marta Avancini, editora pública e editora de conteúdo da Jeduca, e contarão com tradução em Libras.

O objetivo do evento é analisar questões técnicas e legais relacionadas ao atual formato de divulgação e ao uso de microdados educacionais, modificado em fevereiro pelo Inep, responsável pela produção de estatísticas e indicadores oficiais na área da educação, alterou o formato de divulgação dos microdados. A mudança gerou reações e questionamentos entre pesquisadores, especialistas, gestores públicos e jornalistas, que consideraram o novo formato inadequado para a realização de pesquisas, reportagens aprofundadas, além de prejudicar a formulação de políticas educacionais.

Acesso rápido