Professor do DCC participa de Seminário promovido pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação

Evento on-line discute o “Treinamento cognitivo-motor na realidade virtual imersiva para idosos: relações entre parâmetros eletrofisiológicos e neuropsicológicos”

No dia 29 de julho, quinta-feira, às 17 horas, será transmitido pelo canal do Youtube do NAPG do ICB/UFMG, o Seminário “Treinamento cognitivo-motor na realidade virtual imersiva para idosos: relações entre parâmetros eletrofisiológicos e neuropsicológicos”. O evento promovido pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação – Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG, terá a participação do professor do Departamento de Ciências da Computação, Erickson Rangel do Nascimento e do professor do Departamento de Educação Física, Guilherme Menezes Lage.

No evento será apresentada a possibilidade de realizar um treinamento cognitivo e motor utilizando um sistema de Realidade Virtual Imersiva (RVI). O sistema foi adaptado e aplicado em idosos, com o objetivo de verificar os efeitos do treinamento para o dia a dia deles e, assim, trazer maior bem-estar e independência. Participam de dois experimentos diferentes adultos entre 30 e 80 anos, de ambos os sexos. Um estudo para validar as tarefas cognitivas e motoras realizadas na RVI, comparando as medidas de esforço cognitivo e engajamento pelo EEG com as tarefas executadas no ambiente real, além do teste de usabilidade na interface da RVI. Já o outro é um treinamento cognitivo e motor, por meio do RVI, comparado ao grupo de indivíduos submetidos ao treinamento imersivo com o grupo de controle, sem treinamento.

O projeto está sendo desenvolvido pela aluna de doutorado Joana Andrade, que é orientada e co-orientada, respectivamente, pelos professores Guilherme e Erickson.