Durante o XXVII WebMedia 2022, pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG foram premiados em categorias diferentes dos concursos que participaram. Foram premiados:
What Makes a Book Successful?A Study on Portuguese-language Literature
Clarisse Scofield, Mariana O. Silva e Mirella M. Moro (terceiro lugar no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica);
Mood Analysis during the COVID-19 Pandemic in Brazil through Music
Bruna C. M. Paula, Gabriel P. Oliveira e Mirella M. Moro (Menção Honrosa Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica);
Collaboration as a Driving Factor for Hit Song Classification
Mariana O. Silva, Gabriel P. Oliveira, Danilo B. Seufitelli, Anisio Lacerda, Mirella M. Moro (Menção Honrosa – Melhores Artigos – Trilha Principal);
Analysis of the (Mis)information Dissemination Network in WhatsApp
Gabriel P. Nobre e Jussara M. Almeida (Menção Honrosa no Concurso de Teses e Dissertações – Mestrado);
Large-Scale And Long-Term Characterization Of Political Communications On Social Media
Lucas Santos de Oliveira (UESB) e Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo (terceiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações – Doutorado).
De acordo com Lucas, os políticos precisam decidir como se comunicar com seus eleitores para construir sua reputação, enquanto alguns apenas compartilham comunicações profissionais sobre sua agenda e atividades políticas, outros preferem uma abordagem mais não política e informal, compartilhando comunicações sobre os mais variados assuntos, como religião, esportes e suas famílias. Ainda segundo Oliveira, outros, no entanto, fazem mau uso das plataformas, espalhando mensagens que violam as políticas e contornam as leis eleitorais. “Cientes desses problemas, propomos o LOCPOC, uma metodologia para caracterizar a comunicação dos políticos brasileiros ao longo dos anos em termos da quantidade de mensagens políticas e não políticas que eles postam. A metodologia é robusta para variações de conceito (concept drift) ao longo do tempo, exigindo poucas novas mensagens rotuladas a cada ano. A partir das mensagens classificadas, pudemos caracterizar a comunicação dos políticos ao longo do tempo e identificar novas descobertas: (i) os parlamentares brasileiros mudaram seu comportamento de comunicação ao longo do tempo; (ii) desvios de conceito ocorridos durante eventos importantes da política brasileira; (iii) a ascensão explosiva da direita vista pouco antes das eleições de 2018; (iv) uma participação mais ampla e distribuída da direita do que da esquerda e, por fim, (v) o aumento do engajamento público ao longo do tempo”, explicou.