Palestra: Promovendo práticas sistemáticas para o desenvolvimento de aplicativos na borda da rede

No próximo dia 07 de dezembro, quarta-feira, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Breno Dantas Cruz, da Iowa State University, irá proferir a palestra “Promovendo práticas sistemáticas para o desenvolvimento de aplicativos na borda da rede”. A palestra está sendo promovida pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Marco Túlio Valente.

Abstract: Desenvolver aplicativos na borda da rede continua difícil devido a sua complexidade. Geralmente, desenvolvedores utilizam práticas ad-hoc, o que introduz código de manutenção trabalhosa, propenso a erros e vulnerável em termos de segurança. A pesquisa de Breno busca introduzir metodologias que tornem o desenvolvimento desses aplicativos mais sistemático, tais como: abstrações de middleware modulares, técnicas para estimativa do desempenho e alocação de recursos distribuídos para esses aplicativos.

Bio: Breno Dantas Cruz é formado em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília, Breno é Mestre em Ciências e Engenharia pela Universidade Notre Dame e Ph.D. em Ciência da Computação pela Virginia Tech. Atualmente é orientado pelo Dr. Hridesh Rajan em seu pós-doutorado na Iowa State University. Sua filosofia de pesquisa é que a sinergia de novos projetos de sistemas e abordagens de engenharia de software pode reconciliar prioridades, muitas vezes divergentes, de usuários finais, desenvolvedores de aplicativos e provedores de infraestrutura. Por isso, explora as questões de programabilidade, eficiência e privacidade no desenvolvimento e evolução de aplicativos móveis e IoT, com o objetivo principal de democratizar o desenvolvimento de aplicativos distribuídos, particularmente IoT e ciberfísicos.