Com o objetivo de auxiliar as empresas no processo de capacitação dos seus colaboradores e, assim, difundir o conhecimento dentro das instituições, os pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, que têm vasta experiência mercadológica e em inovação, criaram cursos e residências profissionais fechados em Ciência de Dados, desenvolvidos a partir de características e interesses específicos de cada organização. Durante o curso é possível nivelar e difundir as competências das equipes e, ao mesmo tempo, as residências proporcionam aos participantes criar soluções para problemas vivenciados no dia a dia e que possam trazer ganhos nos processos de trabalho de todos e nos resultados da empresa.
Neste contexto, a Petrobras mantém parceria com o DCC há vários anos e, nesta sexta-feira, 26, a quinta turma de profissionais da empresa terminou o curso de Deep Learning. Durante as dez semanas que durou o curso, os alunos foram acompanhados por professores especialistas e tutores do DCC, abrangendo as áreas de Ciência da Computação, Matemática Computacional e Sistemas de Informação. Esses profissionais trabalharam de perto e qualificaram os estudantes nesta imersão no mundo da aprendizagem profunda com o uso de redes neurais. Durante o curso, os participantes aprendem a usar o Deep Learning, uma técnica que consegue tratar diversos tipos de dados que a Petrobras coleta rotineiramente e se dedicaram também à construção de um projeto, onde propuseram soluções para problemas vividos no dia a dia.
Segundo o professor Flávio Vinicius Diniz de Figueiredo, que coordena o projeto, todos os objetivos do curso foram alcançados. “Foi uma turma muito dedicada e alinhada, conseguimos alcançar todos os nossos objetivos e também os da empresa. Nossa parceria já vem de alguns anos e tem dando muito certo. Em breve teremos outra turma para qualificar e agregar ainda mais valor aos profissionais da Petrobras”, disse.