“Para quem quer entrar no DCC, diria que com certeza é uma experiência que valerá a pena ter”, afirmou ex-aluno

Eduardo Câmara Júnior, atualmente engenheiro de software na Amazon, entrou no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, em 2014 e saiu no início de 2021, onde cursou a graduação em Ciência da Computação e fez o mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC). Durante a graduação, Eduardo fez Iniciação Científica, sendo orientado pelo professor do DCC Luiz Filipe Menezes Vieira e coorientado pelo também  do DCC professor, Marcos Augusto Menezes Vieira, o que se repetiu no mestrado. De acordo com o ex-aluno, o mais marcante no período de estudos foi a qualidade do DCC. “Além de ter professores e pesquisadores de excelência, o departamento possuía, e ainda possui, laboratórios muito bem equipados e com projetos muito interessantes e relevantes. Acredito que as aulas e os projetos de pesquisa dos quais participei me deram um conhecimento que foi fundamental na minha vida profissional”, afirmou.

Segundo o ex-estudante, a passagem pelo DCC representou um período muito importante da sua vida. “Durante minha formação, eu passava a maior parte dos meus dias no departamento. Nesse tempo, conheci diversas pessoas incríveis e com muitos backgrounds diferentes. Também tive muitos momentos que guardo com carinho na memória. Profissionalmente, o DCC certamente teve um impacto enorme. Consigo perceber o quanto o conhecimento e a experiência adquiridos me deram condições para ser um bom profissional. Se não tivesse passado pelo departamento, talvez até estivesse onde estou atualmente, mas, certamente, o DCC me propiciou muitas experiências importantes”, contou.

De acordo com Eduardo, foram vários desafios vividos enquanto esteve no DCC. “Tive muitos desafios enquanto estive no DCC. Algumas disciplinas demandaram bastante esforço para conclusão de trabalhos desafiadores. Enfrentei outros tantos durante minha Iniciação Científica e no mestrado, ao estudar soluções para novas tecnologias. Para quem quer entrar no DCC, diria que com certeza é uma experiência que valerá a pena ter. Para quem já está lá, diria para aproveitar ao máximo as oportunidades, cursando algumas das várias disciplinas ofertadas pelo departamento e buscando fazer parte de alguns dos muitos laboratórios incríveis disponíveis.”, concluiu.

Para o Eduardo foi um aluno de alta capacidade e fácil convívio. “É com grande felicidade e alegria que escrevo esse depoimento sobre o Eduardo. O conheci na graduação do nosso Bacharelado em Ciência da Computação. Ele era colega de um aluno meu de Iniciação Científica (IC) e felizmente veio fazer IC comigo. Já na graduação, demonstrou ser um excelente aluno, uma pessoa de alta capacidade e fácil convívio. Posteriormente, Eduardo também fez o mestrado comigo e com o meu irmão, no nosso PPGCC. Se destacou bastante e publicou vários artigos científicos. Trabalhamos juntos com tópicos relevantes e recentes em Ciência da Computação, envolvendo algoritmos para redes. Foi uma honra orientá-lo. Ele mostrou ser uma pessoa exemplar, muito dedicada e empenhada, com muita capacidade. Eduardo cresceu bastante nos nossos cursos, tendo hoje uma carreira de destaque. É mais um caso de sucesso do PPGCC da UFMG. Não posso deixar de mencionar que ele ganhou o prêmio de melhor dissertação de mestrado no Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Desejo a ele todo sucesso e ele sabe que pode sempre contar comigo! Quem sabe um dia volte para o nosso doutorado!”, falou esperançoso.

Já para o professor Marcos Augusto, Eduardo foi um excelente aluno. “Foi um privilégio poder ter trabalhado com ele. Eduardo foi membro do laboratório LECOM e meu aluno na disciplina de pós-graduação Sistemas em Redes e seu trabalho na disciplina gerou um artigo. Também fui seu coorientador de mestrado. Ele foi um aluno aplicado e muito inteligente. Além disso, sempre foi muito interessado pelo processo de pesquisa. Só para se ter uma ideia da sua qualidade, ele ganhou o prêmio de melhor dissertação de mestrado no Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) em 2021. Também ganhou o prêmio de 2ª melhor dissertação de mestrado do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Durante o seu período no laboratório, nós publicamos em seis periódicos internacionais e todos de muita qualidade. O seu mestrado gerou uma publicação no prestigiado periódico Transactions on Mobile Computing. Também publicamos um survey, que já possui mais de 100 citações (Google Scholar). O Eduardo já possui mais de 200 citações (Google Scholar). Espero que ele faça o doutorado, pois tem potencial de pesquisador”, garantiu.

Veja a série completa.