“O DCC é um conjunto de pessoas dedicadas e com profissionais de alta qualidade”, afirma ex-aluna

Evelin Carvalho, ex-aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG e, também, professora substituta do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade, hoje é  pesquisadora do  Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em Portugal. Durante o doutorado, a ex-estudante foi orientada pelo professor do DCC, Adriano Alonso Veloso, e coorientada pela professora da Faculdade de Letras da UFMG, Márcia Cançado.

Segundo Evelin, sua passagem pelo DCC foi marcada pelas muitas amizades que construiu, além do senso de comunidade. “O DCC é um conjunto de pessoas dedicadas com profissionais de alta qualidade. Hoje estou no INESC TEC, um centro de pesquisa de excelência na Europa. Portanto, estou em um lugar que considera como pesquisadores pessoas com um currículo que tenham “certo” nível internacional. Como o DCC possui uma projeção internacional, isto me ajudou a conseguir esta vaga de pesquisadora. Publicações de alto nível e em eventos internacionais contam muito fora e dentro do Brasil. Na vida pessoal, carrego amigos que até hoje compartilho minha vida. Na vida profissional, mantenho contato com professores do departamento, isto permite um intercâmbio de ideias essencial na vida acadêmica”, contou.

De acordo com a ex-aluna, o DCC contribuiu muito para ajudá-la a chegar onde chegou. Durante o percurso, passou por alguns desafios, mas venceu todos. “É claro que tudo é um conjunto de fatores, como o nível de dedicação, sorte, etc. Mas acredito que, de fato, o DCC auxiliou em minha jornada como pesquisadora. Acho que um grande desafio que passei, além dos normais da vida acadêmica, foi auxiliar os alunos como representante discente. Durante o período da minha representação, propus o “Happy Hour da Pós”. Até hoje o evento é realizado, o que me dá muita satisfação ver que continua. Estes eventos ajudam os alunos de fora a conhecer melhor outros membros do corpo discente. O primeiro happy hour da pós contou com uns 25 alunos em uma pequena mesa de um bar, que já fechou, no bairro Liberdade. Depois, com o tempo, fizemos até um evento no Instituto de Ciências Exatas (Icex), com diversos alunos e em parceria com o Diretório Acadêmico (DA).  A integração acabou englobando até professores!”, disse orgulhosa.

Conforme Evelyn, o período de estudos são de dificuldades, mas também de vitórias, além de precisar de momentos de relaxamento. “Para aqueles que desejam entrar ou já estão, aconselho que tenham calma e respirem fundo. Nem sempre as coisas acontecem da forma que esperamos, mas existem pessoas em lugares inesperados do departamento que podem ajudar a passar pela vida acadêmica de forma mais tranquila. Todos os eventos que ajudei a organizar me marcaram, como os happy hours e o evento Computação para Tod@s”, concluiu.

Para saber mais sobre a Evelin em suas redes:
Instagram: @evelinamorim, linkedin: https://www.linkedin.com/in/evelin-carvalho-75082218/ , Facebook: https://www.facebook.com/evelin.amorim