“O curso de Matemática Computacional foi mais do que uma graduação para mim”, afirma ex-aluno do DCC

Graduado em Matemática Computacional (MatComp), em 2017, pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Thiago Henrique Neves ficou marcado pela riqueza de conhecimento e habilidades que o departamento carrega e com as pessoas que o compõem. Apesar de não ter tido um orientador para o trabalho de final de curso, considera a professora Denise Bulgarelli Duczmal, do Departamento de Matemática, e o professor Thiago Noronha, do DCC referências quando precisou de orientações sobre o curso e o universo acadêmico. “O DCC representa para mim a fronteira do conhecimento em Ciência da Computação. O DCC carrega algumas das mentes mais brilhantes do Brasil. Essas mentes estão a serviço da sociedade e da produção de conhecimento. O DCC nos coloca em contato com essas mentes e nos permite absorver parte do conhecimento que elas carregam”, afirmou.

Para o ex-aluno, o curso de Matemática Computacional foi mais do que uma graduação. “Muito além das matérias, pude conviver com pessoas das mais diferentes origens e culturas. Esse contato contribuiu fortemente com a formação da pessoa que me tornei ao longo da graduação. No âmbito pessoal, o DCC foi um espaço de socialização acadêmica. As matérias, os seminários, as palestras, os Diretórios Acadêmicos, os Centros Acadêmicos, tudo isso nos coloca em contato com pessoas diversas e nos estimula a enxergar essas pessoas não só como corpos e rostos, mas também como mentes, culturas, histórias. Essa mudança de perspectiva me tornou uma pessoa melhor, mais respeitosa e mais compreensiva. Na vida profissional, o departamento contribuiu sendo um ambiente de aprendizado e prática acadêmica. Carrego em minha experiência profissional tudo o que aprendi na graduação e frequentemente me vejo tendo que buscar por novos conhecimentos que viabilizem a execução de alguma atividade. A metodologia científica que aprendi no DCC é a ferramenta que uso para expandir meus conhecimentos e aprimorar minhas habilidades no cotidiano profissional”, disse.

Segundo Thiago, se não tivesse passado pelo DCC, profissionalmente estaria certamente em um lugar diferente. “O curso de matemática computacional delimitou e direcionou meus objetivos profissionais por um longo período da minha vida. Até hoje, quando preciso tomar decisões acerca da minha carreira, levo em consideração minha formação e o impacto dessas decisões na valorização/desvalorização do título que obtive ao concluir a graduação. Atualmente trabalho como analista de negócios no Departamento de Marketing da Vale S.A. Lá desenvolvemos e damos manutenção a modelos de otimização matemática que são utilizados no desenvolvimento de estratégias de oferta, distribuição, precificação e contratação dos produtos”, contou.

Para aqueles que desejam entrar no DCC ou já estão, Thiago ressalta a importância de não limitar as possibilidades “detestando” matérias gratuitamente. “Entendo que ao longo dessa trilha passamos por um estresse emocional imensurável e que isso nos leva a desgostar de certas matérias ou professores. Porém, este sentimento precisa ser gerenciado e direcionado de forma a não se prejudicar trancando ou repetindo a matéria e, assim, lidando no semestre seguinte com a mesma situação/pessoa. Além disso, a universidade é uma bolha social muito enriquecedora. Viva a universidade com tudo o que ela oferece. Frequente as palestras, frequente os eventos acadêmicos, participe de conferências, faça Iniciação Científica, faça bons estágios, frequente o DA/CA/CE e as festas com responsabilidade. Tudo isso vai contribuir com a construção do seu “eu” futuro e vai te influenciar para o resto da vida”, concluiu.

Segundo a professora Denise, é sempre um prazer escrever sobre um aluno que marcou o curso de Matemática Computacional. “Tive a honra de ser professora do Thiago Neves e acompanhar a sua trajetória durante o curso. Sempre tive notícias de suas realizações profissionais e pude assistir palestras do Thiago, confirmando o seu alto grau de profissionalismo. Os colegas de curso do Thiago e meus colegas professores sempre se referiram a ele de uma maneira amigável e colaborativa. Thiago participou ativamente da vida acadêmica, sendo representante dos alunos do curso de Matemática Computacional no colegiado. Esperamos sempre contar com ele no futuro para que sua experiência possa nos ajudar a promover o curso”, disse. Já o professor Noronha, coordenador do curso da MatComp na época em que o ex-aluno estudava, ressaltou o excelente aluno que Thiago foi. “Quando fui coordenador da MatComp via o quão participativo o Thiago era. Ele participou bastante das atividades de fortalecimento do curso e foi um excelente aluno”, afirmou.

Veja a série completa.