“No DCC conheci alunos e professores que se comprometem com o desenvolvimento técnico com excelência”, afirmou ex-aluna

Graduada em Ciência da Computação pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Raquel Lara saiu da graduação e foi direto para o mestrado, finalizando seus estudos no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG em março de 2011. Quando fez Iniciação Científica, Lara foi orientada pela professora Raquel Prates, a quem considera uma profissional muito competente, dedicada e muito humana também. “Ela é exemplo de como construir boas relações interpessoais, com professores e alunos, sem distinção! Conquistou um espaço de destaque para a área de Interação Humano Computador no departamento. Ela me mostrou a interdisciplinaridade da computação e a responsabilidade que temos, pois a nossa atuação profissional traz impactos sociais”, disse agradecida.

Para Lara, o DCC representa um formador de profissionais que desenvolvem tecnologia de ponta no cenário global. “É um orgulho para o Brasil! Acredito que o departamento me ajudou a desenvolver minhas capacidades intelectuais e me deu ferramentas para construir o meu caminho profissional, que julgo ser de muito sucesso! No DCC conheci alunos e professores que se comprometem com o desenvolvimento técnico com excelência. Aprendi a não me contentar com o que é bom, sempre buscar o melhor! Sei que é uma busca infinita, mas aprendi no DCC a amar os desafios do caminho, porque me fez sentir orgulho de cada superação e conquista! Acredito que não estaria onde estou se não tivesse passado pelo departamento. Fiz conexões profissionais importantes e, por ser um departamento de alta reputação, acredito que abriu portas para a minha carreira”, contou orgulhosa.

Como para a maioria, a vida de estudante da Raquel não foi somente flores e, durante o percurso, ela venceu muitos desafios. “Uma vez descrevi em uma questão de prova um algoritmo de pilha, como estava no livro didático. Tirei zero na questão porque tinha um erro no livro. Reclamei com o professor porque, afinal, não era minha “culpa”, o livro que estava errado! Ele manteve o zero na questão e me falou que estava formando profissionais com senso crítico. Eu não deveria confiar no que estava nos livros! Foi uma lição de vida! Confesso que não aceitei de primeira essa nota, mas depois acabei me questionando porque eu não tinha usado o meu raciocínio, eu sabia como era uma pilha, tinha condições de perceber que o algoritmo estava errado. Espero que o DCC continue com esse compromisso de formar profissionais capazes de questionar o status quo!”, falou.

Para os que querem ingressar no DCC, ou já estão, Lara tem algumas dicas. “Diria para dedicar sim para as matérias, dedicar a fazer o melhor em cada trabalho prático, mas também dedicar a construir relações pessoais. Também se divirta, e não ache que uma nota baixa ou algum trabalho prático que não funciona é o fim. De verdade, é apenas o começo! Deixar se lapidar é o que faz o diamante bruto brilhar!”, aconselhou.

Atualmente, Raquel é gerente sênior de Engenharia de Software na Cadence Design Systems e mantém contato estreito com o DCC. “Fiz amigos para a vida no DCC! Foram muitos anos de “perrengue”, frequentando biblioteca, laboratórios, muitas noites em claro tentando achar um bug no meu TP… Mas não estava sozinha! De fato, as pessoas que estavam junto comigo nas dificuldades, foi o que me marcou!”, concluiu.

Lara é acompanhada pela professora Raquel Prates desde a disciplina de IHC na graduação, passando também pelo IC e depois pelo mestrado com a docente. “A Raquel foi uma excelente aluna e é uma pessoa com quem a gente tem prazer de trabalhar e conviver. Pessoalmente, ela é muito simpática e querida, profissionalmente, muito competente e dedicada! Pessoas como ela são as que nos fazem ter prazer em trabalhar e nos motivam como professores e orientadores. Gosto muito da Raquel e sempre que nos encontramos é um grande prazer! Acompanho à distância sua trajetória profissional, que embora não seja em IHC, continua pautada pela competência e sucesso!”, concluiu orgulhosa.

Saiba mais sobre a Raquel no Linkedin.

Veja a série completa.