“Fazer parte do curso de Ciência da Computação me ensinou a trabalhar duro para conseguir o que quero”, afirma ex-aluna

Graduada em 2001 em Ciência da Computação pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Renata Carvalho, quando entrou no departamento, não tinha muita ideia de como seria o curso e, segundo ela, se surpreendeu. “Os colegas de curso, da mesma turma ou não, foram sempre prestativos e dispostos a ajudar uns aos outros com os trabalhos e provas. Às vezes virávamos noites estudando ou terminando um trabalho. Muito esforço, mas como estávamos todos juntos, tudo parecia mais fácil e isso me marcou muito. Fazer parte do curso de computação me ensinou a trabalhar duro para conseguir o que quero. O ambiente do DCC era sempre de companheirismo, risadas e muitos “churrascos”, o que ajudou a todos a aprender e a se divertir ao mesmo tempo”, contou.

De acordo com a ex-aluna, o currículo acadêmico do DCC proporcionou a base para seguir qualquer atividade na área de informática. “No meu caso, bem cedo percebi que não queria seguir a vida acadêmica, então comecei a buscar oportunidades no mercado de trabalho. Tudo que aprendi no curso foi de grande valor nas empresas que trabalhei. O DCC contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional, ensinando sempre a importância da dedicação e do trabalho em equipe. Vários professores e colegas foram grandes mentores para os alunos. Acredito que os ensinamentos profissionais e as amizades para a vida que obtive ao cursar Ciência da Computação foram de extrema importância para estar onde estou hoje em minha carreira. O trabalho árduo e constante para alcançar as notas e passar nas matérias são lições que levo comigo em todos os obstáculos da carreira profissional e na vida pessoal”, afirmou.

Quando entrou no DCC, a turma da Renata tinha apenas sete mulheres e isto chamou sua atenção. “Uma curiosidade que me marcou muito quando entrei no DCC foi que éramos somente sete mulheres na sala junto com 33 homens. Por causa disso, sempre nos convidavam para todos os eventos, não importava a turma. Os meninos eram sempre tão companheiros e nos sentíamos especiais. Apesar do estudo constante, ainda tínhamos tempo para diversos churrascos, viagens e noitadas, o que tornava o ambiente universitário completo. Um “perrengue” que passei foi com uma matéria muito difícil e que praticamente todos os alunos tinham uma reprovação. Era tanta gente devendo só esta matéria que resolveram, em um certo semestre, fazer uma turma especial. Era tanta gente que a aula era dada no auditório. Estudamos muito e buscamos provas de todos os anos anteriores, não queríamos ficar devendo essa matéria de jeito nenhum”, relatou.

Na época dos estudos, houve uma greve na universidade e Renata aproveitou para fazer um intercâmbio na Austrália. “Quis aproveitar o momento para fazer um intercâmbio, o que acabou atrasando a minha formatura em seis meses. Quando voltei, fui para uma nova turma. Fui tão bem recebida que resolvi organizar a nossa formatura. Acabei sendo parte de duas turmas, o que tornou a faculdade ainda mais especial”, contou.

Em 2007, Renata teve a oportunidade de trabalho fora do Brasil e se mudou para Luxemburgo. “Já estou há mais de 15 anos em Luxemburgo. Hoje trabalho com gerenciamento de projetos de tecnologia da informação, especialmente com implementação e manutenção de soluções de ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão integrado na área industrial, na AMMEGA”, concluiu.

Colega de turma da Renata e hoje professor no DCC, Adriano César Machado Pereira é só elogios para a ex-colega. “A Renata Carvalho foi minha colega de sala no curso de Ciência da Computação. Pessoa alegre, estudiosa e muito bacana! Nossa turma era muito unida e isso fez com que formássemos amizades e vínculos duradouros! Algum tempo depois de formados, Renata se mudou para Luxemburgo (Europa), onde trabalhou em empresas de Tecnologia da Informação e formou sua família. Mesmo assim, mantemos o contato. Em 2022, tivemos a oportunidade de reunir alguns amigos de nossa turma da Computação aqui em Belo Horizonte. Foi um momento feliz e de muitas recordações da nossa época de faculdade. A alegria e carisma são características marcantes da Rê Carvalho!”, disse.

Conheça melhor a Renata : https://www.linkedin.com/in/renata-carvalho-88670418

Veja a série completa.