Ex-aluno do doutorado e professor do DCC recebem menção honrosa no WebMedia

Fabrício Benevenuto de Souza, professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG) e o ex-aluno do doutorado e atual professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Julio Reis, receberam menção honrosa no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), com o artigo Supervised Learning for Misinformation Detection in WhatsApp. Finalizado nesta sexta-feira, 12, o evento é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e oportuniza intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web.

Nesta edição, a 27ª, a organização ficou a cargo das Universidades Federais de Minas Gerais e de São João Del Rei, sendo novamente realizada de forma on-line. De acordo com Julio, participar do WebMedia é sempre uma experiência incrível. “Nosso trabalho investiga o potencial de abordagens automáticas – supervisionadas – para identificação de desinformação no WhatsApp. Ter qualidade desse trabalho atestada por essa comunidade é uma grande satisfação. Esperamos que o nosso empenho seja útil para reforçar a importância das pesquisas realizadas no Brasil e motive esforços que sejam efetivos no combate à desinformação”, ressaltou.

Já para Fabrício, por meio da ciência é possível criar mecanismos que comprovam informações inverídicas disseminadas nas redes sociais e, desta forma, rebater a desinformação. “Nosso objetivo é, por meio da pesquisa, contribuir com soluções tecnológicas capazes de mitigar o problema da desinformação na prática e, assim, beneficiar a sociedade”, afirmou.