Ex-aluno do doutorado do DCC e professor do CEFET-MG ensina como utilizar a SPEC CPU 2017 em seminário gratuito e on-line

Na próxima sexta-feira, 3, às 14h, o professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e doutor em Ciência da Computação pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), Andrei Rimsa Álvares, fará um seminário gratuito e on-line para explicar como se utiliza a SPEC CPU 2017 para avaliar otimizações guiadas por perfil. Álvares obteve o doutorado em 2020, com a tese “Prática Reconstrução Dinâmica de Grafos de Fluxo de Controle”.

SPEC CPU é um dos benchmarks mais influentes ​​para avaliar o desempenho de sistemas de computador e tem sido amplamente usado para validar otimizações do compilador. Embora o SPEC CPU seja bem documentado, os tutoriais oficiais são muito densos. Desta forma, durante o seminário, o funcionamento e uso para avaliação de experimentos será aprofundado. Também serão discutidas as otimizações guiadas por perfil, mostrando as possibilidades para criar um perfil de benchmarks de SPEC em um conjunto de treinamento que, posteriormente, pode ser usado para fornecer feedback a outra passagem em um conjunto de validação. Além disso, o SPEC CPU possui configuração para este tipo de fluxo e pode ser explorado em pesquisas.