DTIBR Talks – Professora Michele Nogueira

O DTIBR irá conversar com a professora Michele Nogueira do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. O tema da conversa será: ARQUIMEDES: Protegendo as Redes sem Fio e a Internet das Coisas de Vazamentos de Informação.

Vem com a gente no canal do DTIBR!

Horário e local

09 de dez. 19h

O Centro DTIBR continua com a série de palestras: o DTIBR Talks! 📢

Iremos conversar com a professora Doutora Michele Nogueira sobre o projeto Arquimedes, sobre proteção de redes sem fio de vazamentos de informação no contexto da Internet das Coisas.  A professora Michele é Cientista da computação atuando nas áreas de redes de computadores, segurança de redes e privacidade dos dados. Membro titular do Conselho Nacional de Proteção dos Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD) da Autoridade Nacional de Proteção dos Dados Pessoais (ANPD). Possui doutorado em Ciência da Computação pela Sorbonne Université – UPMC/LIP6, França (2009) e realizou Pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon (CMU), EUA. É professora associada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é membro permanente do programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. É membro sênior da Association for Computing Machinery (ACM) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Dedica-se a pesquisas voltadas à segurança e à resiliência de redes e comunicação sem fio com aplicações em vários setores da sociedade. Suas pesquisas têm resultado na proposição de modelos matemáticos, protocolos e arquiteturas de sistemas. Possui atuação ativa em sua área de pesquisa. Coordena diversos projetos de pesquisa e inovação, dentre eles o projeto temático MCTI/CGI.br/FAPESP MENTORED, cujo objetivo é realizar desde a modelagem até a experimentação de soluções contra ataques DDoS no contexto da Internet das Coisas (IoT). É autora do primeiro livro no Brasil que trata do uso de comunicação sem fio na área da saúde publicado em 2010 sob o título “Saúde Móvel: Conceitos, Iniciativas e Aplicações”, e um dos inventores da solução de autenticação/segurança para IoT (United States Patent and Trademark Office No. 62287832). A pesquisadora foi agraciada, em conjunto com seus colaboradores e orientados, por dez vezes com prêmios de melhor artigo e menção honrosa em eventos nacionais e internacionais. Foi também coorientadora da melhor dissertação de mestrado na área de segurança em sistemas computacionais, biênio 2010-2012. Foi membro do comitê consultivo da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais da Sociedade Brasileira de Computação. Coordena o Comitê Técnico da Internet do IEEE nos EUA e a Comissão Especial de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da SBC.