Ex-aluno atribui ao DCC/UFMG sucesso na carreira e na vida pessoal

Graduado em Ciência da Computação no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG em dezembro de 1986, Ricardo Luiz de Freitas, apesar de ter passado no vestibular da época em 1982, só conseguiu entrar na universidade em 1983, já que foi convocado para o Exército, sendo oficial da reserva. Atualmente Ricardo é professor na Dom Helder Escola Superior, nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Civil. Também atua na empresa Markup Sistemas, uma startup de Ipatinga na área de relacionamento de clientes.

Orientado pelo saudoso professor Chistiano Becker, Ricardo fez um sistema de Contabilidade, que na época era novidade, sendo este vendido para diversas empresas posteriormente. “Hoje estou onde estou devido ao meu período no DCC, especialmente as relações de amizade com meus colegas que até hoje existem e professores (alguns até trabalhei com eles). Meu primeiro emprego, na FUMEC, veio de uma indicação do professor Christiano e do aluno Marden Cicarelli. Ambos se tornaram meus melhores amigos. Fiquei na FUMEC por 34 anos, sendo 31 deles dentro de sala de aula. Na profissão de docente, certamente tenho que citar também o professor Ângelo de Moura Guimarães, com seu jeitinho “manso” e sábio de dar aula, me inspirou a ser professor, profissão que atuo há mais de 40 anos”, contou.

Ricardo adorava a UFMG, o campus, o velho ICEx, a biblioteca, o bandejão, mas o que mais o marcou foi ter conhecido sua esposa no primeiro período do curso. “Nós estávamos com 19 anos, ela fazia Matemática e nos víamos nos corredores do ICEx. A ajudava demais nos trabalhos, especialmente da disciplina de “Programação de Computadores”. Nos casamos um ano depois. Hoje estamos com 40 anos de casados e três filhos, o primeiro nasceu enquanto eu ainda estudava, e três netos. Se eu não tivesse passado pelo DCC não teria conhecido minha esposa e o professor Ângelo, que mudaram radicalmente minha vida. Não sei onde estaria, mas com certeza não teria toda esta bagagem de conhecimentos e experiência, além de várias atividades profissionais que passei influenciadas pelo DCC”, disse.

Para Ricardo, o DCC é uma referência acadêmica, especialmente pela experiência e exemplos que os professores sempre passaram. “Ainda hoje, frequentemente participo de eventos organizados pelo DCC. O exemplo e experiência dos professores é surpreendente. Para aqueles que desejam estudar no departamento aconselho que se esforcem, mesmo sacrificando um pouco a vida social. Além disso, aproveitem bastante este momento da vida, seja no âmbito dos estudos ou pessoal, fazendo muitas amizades, entre professores e colegas de sala, pois será fundamental para seu futuro. Na UFMG, especialmente no DCC, estas amizades são ricas e muito sólidas pelo nível das pessoas que por lá estão. Também aproveite bastante os eventos e novas oportunidades que o DCC cria, pois eles são espetaculares e de alto nível técnico!”, garantiu.

Ricardo se classificava, antes de chegar ao DCC, como um aluno “CDF”, já que sempre foi muito estudioso, inteligente e jamais havia pego recuperação em alguma durante a sua vida estudantil, o que, segundo ele, mudou quando entrou na graduação. “Logo no primeiro período dos estudos conheci aquela que se tornaria a minha esposa, e das cinco disciplinas que fazia fui reprovado em três (risos). Mas não deixei a peteca cair e me recuperei, me formando junto com minha turma, aliás, fiz Física Fundamental com a turma de Arquitetura (só mulheres) e era idolatrado por ser da Ciência da Computação, sendo muito “requisitado” em época de prova. Foi um momento bem divertido na época”, contou sorrindo.

Apaixonado pela família e pelo futebol, Ricardo é atleticano de coração. “Sou apaixonado pela minha família e pelo glorioso Clube Atlético Mineiro (Galo de Minas). Além disso, amo de paixão ensinar e educar, especialmente jovens que estão desabrochando para a vida, passando a eles toda minha experiência! Essa minha paixão aprendi também no DCC”, concluiu.

Coso queira se conectar com o Ricardo, aqui estão os contatos:

E-mail: 

>>> ricardoluizfreitas.bh@gmail.com

>>> ricardo.freitas@academico.domhelder.edu.br 

Facebook: 

>>> http://www.facebook.com/ricardolfreitas 

Linkedin: 

>>> http://br.linkedin.com/in/ricardoluizfreitas/pt 

Twitter: 

>>> ricardolfreitas 

Instagram:

>>> ricardolfreitas

Youtube (vídeos): 

>>> http://www.youtube.com/ricardoluizfreitas

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo