Estudantes e professora do DCC ganham prêmio de melhor artigo no 18º Simpósio Brasileiro de Computação Musical

Os estudantes do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), Gabriel R.G. Barbosa, Bruna C. Melo, Gabriel Oliveira, Mariana O. Silva, Danilo Seufitelli e a professora Mirella Moura Moro ganharam o prêmio de melhor artigo durante o 18º Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), realizado pela Comissão Especial de Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação e finalizado na última quarta-feira, 27.

Intitulado Hot streaks in the brazilian music market: A comparison between physical and digital eras, o estudo teve por objetivo identificar e caracterizar períodos de Hot Streaks (HS) períodos de sucesso acima da média no mercado da música brasileira nas eras digital e física. Ao mesmo tempo, as descobertas podem ajudar a descrever o comportamento dos ouvintes e as tendências musicais, permitindo que a indústria musical conecte as pessoas às músicas relevantes para elas.

O evento, que ocorreu de forma virtual, teve por objetivo compartilhar ideias sobre desenvolvimentos recentes nos campos das aplicações de tecnologia em composição musical, processamento de som e música, recuperação de informações de música, musicologia computacional, desempenho multimídia e demais outras coisas relacionadas à arte, ciência e tecnologia. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras, apresentações orais de artigos musicais e técnicos, sessões de discussão de propaganda, painéis de discussão e concertos, além de interagirem e discutirem colaborações com outros participantes.

Este ano, o SBCM contou com duas novas iniciativas: a Trilha do Festival e a Trilha da Escola Nacional de Computação Musical. A primeira teve como objetivo incentivar a participação de artistas com trabalhos na interseção entre música, tecnologia e outras artes. Já a segunda, por meio de palestras e workshops, visou proporcionar a iniciação de estudantes e profissionais em temas relevantes e atuais.