Empresa Cadence investe em bolsas para os alunos do Laboratório de Compiladores do DCC/UFMG

O Laboratório de Compiladores do Departamento de Ciência da Computação da UFMG recebeu, neste mês, uma doação da Cadence, uma das empresas que lideram o mercado de sistemas eletrônicos. A doação foi patrocinada pelo Grupo de Engenharia de Software (Software Engineering Group) do ramo estadunidense da empresa. Esse grupo, coordenado pelo pesquisador Eric Stotzer, vem desenvolvendo técnicas de compilação para gerar modelos de aprendizagem de máquina cada vez mais eficientes, precisos e seguros.

A doação, sem qualquer tipo de contrapartida, irá permitir que o Laboratório de Compiladores ofereça aos alunos bolsas de doutorado, mestrado e iniciação científica. Embora a doação não defina uma linha de pesquisa que precise ser explorada, de acordo com o professor Fernando Pereira, atual coordenador do laboratório, o valor será destinado ao desenvolvimento de técnicas de otimização de código para os chamados “Kernels Tensoriais”. Esses programas, conforme o professor, são partes essenciais de redes neurais, algoritmos de tratamento de imagem e simulação de eventos discretos.

Para o professor, esse tipo de doação de empresas privadas, que não exige contrapartidas, é o melhor dos cenários que podem ocorrer nas interações entre a universidade pública e o mercado. “Além da doação em si ser importante, visto que o valor não é negligível, ela traz outros benefícios, sendo o principal a aproximação da universidade com uma empresa de tecnologia de ponta. Vários egressos do DCC/UFMG hoje trabalham na Cadence. Essa é uma das poucas empresas presentes em Belo Horizonte em que compiladores, o cerne de nossa pesquisa, são desenvolvidos como produtos de mercado”, disse.

Segundo Eric Stotzer, um dos objetivos da empresa é ter maior contato com os alunos e alunas do DCC/UFMG. De acordo com o cientista, a empresa está sempre buscando criar um ambiente de trabalho mais rico e diverso. Estabelecer esta parceria com o DCC/UFMG, com três dos melhores cursos de TI do Brasil, vai de encontro com esse objetivo da empresa.