O projeto de extensão Programação 101, promovido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, encerrou mais uma edição com resultados expressivos. Ao todo, 195 alunos se inscreveram nas turmas de C (68) e Python (127), com 118 participantes aprovados.
Assim como em semestres anteriores, a maioria dos inscritos é da própria UFMG, mas o curso também teve participação expressiva de pessoas externas, incluindo estudantes de outras instituições e participantes que não estão atualmente matriculados em cursos de ensino formal.
No último semestre, 42% dos inscritos eram da UFMG e 57% da comunidade externa. Nesta edição, a presença interna cresceu para 55% (109 participantes), enquanto 45% (86 participantes) vieram de fora da Universidade. Embora os números não sejam diretamente comparáveis, devido a mudanças no formulário de inscrição — que agora inclui a opção “Não estou estudando” —, o dado reforça o alcance do projeto.
O sucesso do curso só foi possível graças à dedicação dos professores voluntários, cujo trabalho foi fundamental para a qualidade das aulas e o aprendizado dos participantes.
O Programação 101 terá nova edição no início do próximo semestre, oferecendo mais uma oportunidade para quem deseja aprender fundamentos de programação de forma acessível e prática.