Programação 101 capacita mais de 500 estudantes desde a sua primeira edição em 2018

Idealizado por estudantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, o Programação 101 é um Programa de Extensão que teve a sua primeira edição em 2018. Desde então, já capacitou mais de 500 estudantes, mesmo com a parada devido à pandemia da COVID 19, entre o segundo semestre de 2020 e o último de 2021. Objetivo do Programa é proporcionar uma base de programação para todos aqueles que farão matérias desse gênero, já que são matérias que podem ser complicadas para aqueles alunos que nunca tiveram contato com algo parecido. Além de alunos da UFMG, o curso é aberto à comunidade, recebendo todos que tenham interesse em aprender o básico de programação.

Inicialmente o curso  abordou o conteúdo inicial da matéria de programação dada pelo DCC, além de citar técnicas corretas à programação, como lógica de programação e aprendizado de linguagens de programação (C ou Python). Por ser um curso introdutório, o desenrolar dos temas depende do andamento da turma, já que é esperado que os alunos não conheçam o assunto.

Na edição ocorrida neste semestre, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, nos laboratórios do ICEx e do CAD 3, no Campus Pampulha da UFMG, houve a participação de 110 estudantes e, além das aulas teóricas, houve momentos de aulas práticas. “Nosso objetivo é introduzir programação para quem nunca teve contato com o desenvolvimento de sistemas, mas irão trabalhar com isso durante o curso. A edição deste semestre foi a que teve o maior número de inscritos e participantes, 178 e 110, respectivamente. Todos que fizeram o curso estavam muito engajados em aprender e, com isso, tivemos um resultado excepcional ao final. Conseguimos abranger várias áreas de aprendizado, não só de exatas, mas também tivemos alunos das ciências biológicas e humanas. Temos uma expectativa de crescermos cada vez mais, com mais inscritos na próxima edição e abrangendo cada vez mais pessoas fora da área de exatas”, disse Helio Victor, aluno de Ciência da Computação do DCC e coordenador do programa.

Segundo o professor do DCC Marco Tulio Valente, responsável pelo Programação 101 no DCC, o Programa de Extensão é uma iniciativa com vários pontos positivos. “O curso é ministrado pelos alunos do DCC, que então têm uma experiência muito interessante do outro “lado do balcão”, isto é, como professores. Ele também permite que os calouros tenham um contato com a UFMG antes mesmo do início oficial do semestre. E, evidentemente, eles já começam a dominar o conteúdo da disciplina de Programação, que será central da formação deles. A oferta deste ano teve como novidade o uso de duas linguagens de programação. Os calouros da área de Computação fizeram o curso em C e os das outras áreas aprenderam Python. No final, o resultado foi muito positivo e mais de 100 alunos concluíram o curso!”, comemorou.

A estudante de Engenharia de Produção da UFMG, Melissa Pessoa, fez o curso voltado para a linguagem C. Segundo ela, o objetivo era auxiliá-la nas aulas de Programação que estão por vir. “Decidi participar do curso pois me interesso muito pela área da tecnologia. Isso também irá me ajudar nas matérias de programação que terei na grade desse semestre, já que antes do curso não sabia nada sobre Programação. Fiquei muito surpresa com a qualidade das aulas, com a atenção e a disponibilidade dos monitores. Eles me ajudaram bastante e tiraram todas as minhas dúvidas. Com certeza recomendaria esse curso para outras pessoas, é uma semana de muito aprendizado!”, afirmou.