Curso de Computação no DCC/UFMG prepara ex-aluno para vencer os desafios do empreendedorismo

Disciplinas do DCC inspiram ex-aluno a empreender e tornar-se gestor

Formado há 20 anos em Computação pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), Rodrigo Fernandes, desde o início da graduação, se interessou por gestão e empreendedorismo. Neste caminho, foi um dos fundadores de uma empresa que nasceu ainda dentro do DCC, fruto das disciplinas de Empreendedorismo, do saudoso professor Christiano Gonçalves Becker, e de Comércio Eletrônico, do professor Wagner Meira Júnior.

A empresa chegou a ter quase 100 funcionários, criou e implantou diversos projetos relevantes, dentre eles um sistema que informatizou mais de 20 hospitais públicos de Minas Gerais. Segundo Rodrigo, o curso de Computação não só prepara tecnicamente, mas, também, para a vida, já que entrar no DCC/UFMG e formar-se são os primeiros grandes obstáculos. “O curso é extremamente concorrido e difícil, além de ter a característica de ser mais duro e pesado, o que deu grande bagagem para uma série de situações que me deparei no dia a dia”, afirmou.

De acordo com Rodrigo, o curso de Computação agrega e une alunos e professores, que mantêm contato mesmo após a formatura. “Alguns dos meus melhores amigos são ex-colegas do DCC. Nossa turma mantém um contato muito forte até os dias de hoje, incluindo com os professores, são pessoas muito queridas”, conta.

Fernandes optou pela carreira empreendedora e por avançar em experiências práticas fora do Brasil. “Nos últimos cinco anos vivi no Canadá empreendendo, participando de empresas e aprendendo, mas tenho a certeza de que o curso de Computação foi o que me deu preparo para estes anos no exterior e em diversas outras situações que passei”, concluiu.

Segundo o professor do DCC, Leonardo Barbosa e Oliveira, contemporâneo de Rodrigo no Centro de Recursos Computacionais, o ex-aluno é um profissional extremamente dedicado e que vestiu a camisa do Departamento com muito amor. “Rodrigo se transformou em um excelente empreendedor e, agora, mentor de empreendedorismo e inovação”, disse.

Já o professor do DCC Wagner Meira, responsável por lecionar uma das matérias que inspirou Fernandes a ser empreendedor, considera que, não apenas a disciplina por ele ministrada, mas o curso de Ciência da Computação, tenham sido instrumentais em sua trajetória. “O BCC vai além dos fundamentos teóricos e tecnologias, capacitando o aluno a aprender a aprender, a sempre buscar a qualidade e a inovação em tudo que faz, e a atuar de forma versátil em toda a cadeia de valor da tecnologia da informação, algo que o Rodrigo certamente alcançou.” ressaltou Meira.

Acesse o link https://www.instagram.com/rodrigo.fer.nandes/ e saiba mais sobre o Rodrigo.

Veja a série completa