Comunidade Elixir lança website para unir universidades brasileiras e empresas

Com o objetivo de conectar as universidades brasileiras a empresas que financiam e apoiam a pesquisa, por meio de bolsas de doutorado e mestrado em tecnologia usando Elixir, a comunidade Elixir lançou o website “Pesquise com Elixir”. No site, o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG) possui dois projetos financiados dessa forma, um sob orientação do professor Fernando Pereira e outro pelo professor Marco Túlio Valente.

No site é possível conhecer as empresas parceiras, os projetos em andamento, publicações, o porquê da Elixir, as áreas de interesse, como funciona, requisitos do programa, além de perguntas mais frequentes.

Elixir é uma linguagem de programação dinâmica e funcional, usada para construir aplicações escaláveis e desenvolvida em 2012 pelo brasileiro José Valim. O Elixir roda em cima da Máquina Virtual do Erlang, conhecida pela execução de sistemas distribuídos, tolerantes a falhas e de baixa latência.