Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do DCC/UFMG são avaliados com a nota máxima pelo ENADE

Os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e Sistemas de Informação (BSI) do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG tiraram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), Sempre que participaram, os cursos tiveram excelentes notas e, nesta última avaliação, o curso de BCC foi o melhor bacharelado do Brasil e o de BSI o segundo melhor.

O Enade tem por objetivo avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar, tendo a avaliação trienal para cada área do conhecimento como periodicidade máxima.

De acordo com o professor do DCC/UFMG e coordenador da graduação em Ciência da Computação, Luiz Filipe Menezes Vieira, tal desempenho só é possível pela alta competência dos docentes, funcionários e discentes do Departamento. “Foi com muito trabalho e dedicação do excelente e altamente qualificado corpo docente e técnico-administrativo, além, é claro, do extraordinário desempenho acadêmico do corpo discente que conseguimos a nota máxima no ENADE. Além disso, mostramos que temos o melhor curso em Ciência da Computação do país”, falou orgulhoso.

Já para o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Fernando Magno Quintão Pereira, foi uma satisfação enorme receber o resultado. “É com muita satisfação que recebemos o resultado do ENADE 2021. Ao longo dos anos, nosso desempenho só vem crescendo. No ano passado, nossos alunos obtiveram um excelente resultado: o conceito 5.0, o maior conceito possível. Os alunos do BSI foram bem tanto no componente geral da prova quanto no componente específico. No primeiro caso, a média de nossos alunos foi 48.4, enquanto a média brasileira foi 34.9. E no segundo, na parte específica da prova, nossa média foi 52.9, enquanto a média do Brasil foi 39.4. Esse bom resultado é mérito dos alunos, e dá sequência a uma série de excelentes números que o BSI vem obtendo no exame nacional. Nosso primeiro ENADE foi em 2011. Naquela ocasião, ficamos em quinto lugar entre 354 cursos inscritos. Obtivemos também boas colocações nos exames seguintes: oitavo lugar entre 464 cursos em 2014, e novamente quinto lugar entre 471 cursos em 2017. Agora, nossos resultados são ainda melhores, somos o segundo melhor curso de BSI do país. Em um universo de 424 cursos avaliados no Brasil, apenas dez cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação alcançaram a nota máxima”, contou entusiasmado.

O resultado também trouxe muita alegria e orgulho para o chefe do DCC/UFMG, professor Luiz Chaimowicz. “Os professores do DCC têm uma importante participação nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFMG. A nota máxima recebida pelos dois cursos no ENADE é a confirmação da qualidade dos cursos e da excelente formação proporcionada aos alunos. Parabenizamos os alunos e professores dos cursos por essa conquista”, disse.