Na próxima quarta-feira, 14, às 19h, de forma on-line, as ex-maratonistas Juliana e Silvia irão bater um papo esclarecedor sobre a Maratona de Programação. Serão abordadas as perspectivas de carreira, os primeiros passos na competição e haverá um momento para tirar as dúvidas iniciais sobre a competição. Esse será um primeiro contato, já que a UFMG já tem um ambiente que acolhe quem está interessado: canal do youtube com vídeo-aulas para iniciantes, matéria de Programação Competitiva (4 créditos), grupo de treino e tira dúvidas.
Há alguns anos a Maratona vem incentivando que mais mulheres participem das competições, principalmente através da Escola de Verão. Como incentivo, as meninas recebem auxílio financeiro para viajar e participar das duas semanas de estudos de programação competitiva.
As mulheres sempre estiveram em destaque na competição: em 2019, por exemplo, um time misto ganhou a final nacional e ficou em primeiro lugar da América Latina, com um problema de vantagem. Na UFMG, entretanto, a adesão foi sempre muito baixa.
Neste ano, com o objetivo de aumentar a participação e fortalecer a comunidade de programação competitiva, serão garantidas pelo menos três vagas para mulheres na competição regional, que pode classificar para a final nacional e, também, garantirá uma vaga para um time feminino.