Professor e alunos do DCC/UFMG ganham prêmio de melhor artigo completo no BSB 2022

Terminou nesta sexta-feira, 23, o Simpósio Brasileiro de Bioinformática (BSB), ocorrido na cidade de Búzios, Rio de Janeiro. O evento é uma conferência internacional que abrange todos os aspectos da Bioinformática e Biologia Computacional e de Sistemas. Nesta edição, os alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Demian Oliveira (autor principal) e Alessandra Faria-Campos, orientados pelo professor do DCC/UFMG Sérgio Campos, ganharam o prêmio de melhor artigo completo. Intitulado “BDDBlast A Memory Efficient Architecture for Pairwise Alignments”, o artigo trata de uma das ferramentas de bioinformática mais utilizadas atualmente.

De acordo com os autores, à medida que crescente volumes de dados de sequências biológicas são geradas, as análises podem se tornar proibitivas tendo em vista a grande demanda por uso de memória e mesmo o tempo de execução. “Neste trabalho propomos o uso de uma nova estrutura de dados para reimplementar o BLAST. Usamos Binary Decision Diagrams (BDDs) para armazenar as sequências biológicas e otimizar recursos, reduzindo os requisitos de memória. Essa nova abordagem nos permitiu construir o alinhamento de sequências biológicas com ganhos de até 65,7% no uso de memória para alocação das estruturas de dados do BLAST e resultados de busca até 16,3% mais rápidos, sem alterar o algoritmo BLAST ou seus resultados”, descreveram.

O BSB é organizado pelo grupo de interesse especial em Biologia Computacional (CE-BioComp) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), ao qual é composto pela também professora do DCC/UFMG Raquel Minardi. O objetivo do evento é atrair contribuições de pesquisadores acadêmicos e industriais, tanto nas ciências exatas (informática, matemática e estatística) quanto nas ciências da vida (biologia molecular, bioquímica, genética, medicina, microbiologia e outras).