Aluno do PPGCC é premiado com a melhor tese durante o SBSeg 2022

Na primeira quinzena de setembro, durante o Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2022), o aluno do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Antonio Lemos Maia Neto, ganhou o prêmio de melhor tese de doutorado do Concurso de Teses e Dissertações em Segurança da Informação e Sistemas Computacionais (CTDSeg) do SBSeg 2022. Orientado e coorientado pelos professores Leonardo B. Oliveira e Ítalo Cunha, respectivamente, a tese tem como título “Authentication of Things: Authentication and Access Control for the Entire IoT Device Life-Cycle”.

De acordo com o aluno, a Internet das Coisas (IoT) é uma revolução que promete transformar ambientes tradicionalmente físicos em sistemas ciberfísicos inteligentes. “Inspirada pelos benefícios trazidos pela disponibilização de serviços na Internet, a Internet das Coisas (IoT) é uma revolução que promete transformar ambientes tradicionalmente físicos em sistemas ciberfísicos inteligentes. O passo inicial na direção desta transformação é que os objetos, sensores e atuadores destes ambientes tenham capacidade de processamento computacional e de comunicação segura. Neste contexto, autenticação e controle de acesso são componentes essenciais dos mecanismos de segurança para IoT. Para endereçar esta necessidade, neste trabalho propomos Authentication of Things (AoT) (Autenticação das Coisas), uma solução holística de autenticação e controle de acesso granular para todos os estágios do ciclo de vida de dispositivos de IoT”, descreveu.

O evento, que ocorreu de 12 a 15 de setembro, de forma híbrida, é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), sob responsabilidade da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da SBC. O objetivo é divulgar resultados de pesquisas, debater, promover o intercâmbio de ideias e realizar atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área.