Aluno do doutorado do DCC/UFMG tem a terceira melhor tese do 55º SBPO

O aluno do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG, Cristiano Martins Monteiro, orientado pelo professor do Departamento de Ciência da Computação, Clodoveu Davis, foi agraciado com o terceiro lugar no Prêmio de melhor Tese de Doutorado do 55º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado em São José dos Campos, São Paulo, no início de novembro deste ano, e promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.

O trabalho intitulado “Computational Aspects of Carsharing Planning Without Relocation Operations”, trata de uma modalidade de transporte nova, o carsharing. “Carsharing é um aluguel de veículo sob demanda, por curto prazo, atendendo a necessidades imediatas de transporte de pessoas, por períodos que podem ser de apenas alguns minutos. Isso evita, para os usuários do serviço, a necessidade de manter um veículo próprio, de contratar um transporte por aplicativo com motorista, ou alugar por dia. O trabalho examinou diferentes aspectos do problema, visando verificar a viabilidade econômica e estudar modelos de prestação do serviço de carsharing que possam ser lucrativos e, ao mesmo tempo, competitivos em relação a outras modalidades de transporte. O estudo utilizou dados espaço-temporais e algoritmos de otimização, propondo uma nova formulação matemática para o problema e analisando uma combinação de possibilidades de funcionamento do serviço”, explicou o professor.