A busca por novas formas de incentivo ao estudo da ciência de computação é uma tarefa constante e um imperativo para todos nós. Em todas as grandes economias do mundo, fica cada vez mais evidente a relevância e o impacto de termos o maior número de matemáticos, engenheiros e cientistas extremamente bem qualificados, treinados para solucionar problemas de alta complexidade e capazes de nos levar ao próximo patamar de inovação.
Hoje, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Minas Gerais, um dos mais conceituados do país, anunciou uma parceria com o Google Brasil, para oferecer bolsas de estudo e estágios no Centro de Engenharia do Google em Belo Horizonte.
Nível 7 pela CAPES, o PPGCC formou até o presente 985 mestres e 154 doutores que hoje atuam nas melhores universidades e empresas do país e do exterior. A sólida e ampla formação acadêmica proporcionada pelo curso capacita o aluno para atuar no ensino, para avançar o estado da arte na pesquisa e para desenvolver aplicações de alta relevância e conteúdo tecnológico de grande impacto social para o país.
Por meio da parceria com o Google, oito candidatos de mestrado aprovados no processo de seleção aberto em outubro de 2015 para a turma do PPGCC 2016-2017 terão uma bolsa do Google e, durante o segundo ano do mestrado (2017), um estágio remunerado no Centro de Engenharia.
O objetivo do programa piloto é oferecer aos mestrandos uma experiência concreta em uma das principais empresas de tecnologia do mundo, na qual serão expostos à experiência e mentoria de profissionais que são líderes na profissão da ciência de computação, além da oportunidade de trabalhar em projetos de larga escala para a web, que afetam as vidas de milhões de usuários, e aplicar o conhecimento teórico desenvolvido na sala de aula em problemas do mundo real.
Ao final do estágio, os mestrandos terão garantida uma entrevista de trabalho, que pode resultar, se for do interesse do mestrando e do Google, em sua efetivação como funcionário da empresa. O candidato pode optar por não participar da entrevista.
O PPGCC-UFMG espera que o programa promova o interesse na carreira de engenharia da computação e seja mais um incentivo para os melhores candidatos participarem do processo de seleção aberto em outubro. Além disto, acreditamos que esta parceria fortalecerá ainda mais os laços que temos com o Centro de Engenharia do Google na América Latina, que é coordenado por um professor do programa, o Berthier Ribeiro Neto, e têm em seus quadros diversos egressos do nosso programa.
Para o Google e todas as outras empresas que dependem de força de engenharia, sejam elas grandes ou em estágio inicial, é essencial apoiar a identificação de talentos e garantir sua capacitação – para que sejam sustentáveis no Brasil operações capazes de gerar um grande retorno para a economia.
Os interessados podem se inscrever aqui.
Postado pelo professor Dr. Luiz Chaimowicz – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)