Unidade EMBRAPII DCC/UFMG é recredenciada por mais quatro anos

Foi assinado nesta terça-feira, 05, pela reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, e o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Jorge Almeida Guimarães, o termo aditivo de renovação, por mais quatro anos, do credenciamento da primeira unidade EMBRAPII da UFMG, a Unidade DCC/UFMG Software para Sistemas Ciberfísicos, ou UE-DCC/UFMG. Durante a solenidade, que contou com a presença do secretário-geral do MCTI, Sérgio Freitas, o chefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC), professor Luiz Chaimowicz, ressaltou que desde que foi criada, em 2016, a Unidade prospectou mais de 200 empresas, já desenvolveu 12 projetos e outros três estão em desenvolvimento, com participação de vários professores do Departamento.

Segundo a reitora, a UFMG é procurada não só por aqueles que querem obter uma formação acadêmica, mas também por ser responsável por pesquisas de ponta no país. “A UFMG é a maior depositária de patentes nessa área, e a criação de unidades EMBRAPII tem sido muito importante para fortalecer a triangulação com o setor público e as indústrias”, afirmou. Já Jorge Guimarães explica que os recursos públicos da EMBRAPII não são reembolsáveis, e as unidades podem administrar os projetos em parceria com as empresas parceiras, como um modelo privado, inclusive para contratação de pesquisadores pelas normas da CLT. Outra vantagem, de acordo com ele, é a agilidade nos processos, que abrange desde a formalização de convênios, liberação dos recursos e fiscalização dos planos de ação até a renovação das parcerias.

A Unidade EMBRAPII DCC/UFMG desenvolve projetos que integram soluções em diversos segmentos industriais, nas áreas de Prospecção e Monitoramento de Dados, Gestão da Informação e Mecanismos para Tomada de Decisão e Atuação. Ao mesmo tempo, por meio de contrato EMBRAPII-SEBRAE, microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e startups também podem ter acesso a esta mão-de-obra altamente qualificada no desenvolvimento de projetos específicos e inovadores.

Para um dos coordenadores da UE-DCC/UFMG, professor Daniel Fernandes Macedo, ser uma Unidade EMBRAPII é ser um centro de excelência na relação entre universidade e mercado. “A EMBRAPII traz credibilidade e confiança aos empresários de que o DCC/UFMG sabe falar a língua do mercado, e entrega produtos inovadores, de qualidade e nos prazos acordados”, falou.

Já para o chefe do DCC, professor Luiz Chaimowicz, a Unidade EMBRAPII de Software para Sistemas Ciberfísicos do DCC/UFMG dá continuidade e reforça a grande tradição do Departamento em projetos de cooperação com a indústria e o setor produtivo. “Sendo uma Unidade EMBRAPII, temos a possibilidade de realizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com a indústria para auxiliar na resolução de problemas complexos,  contando com um aporte financeiro não reembolsável da EMBRAPII. Desde que foi criada, em 2016, a Unidade prospectou mais de 200 empresas. Com o nosso recredenciamento, esperamos aumentar esse número e também os novos projetos, permitindo o retorno para a sociedade do grande know-how e conhecimento que temos em todas as áreas da computação”, concluiu.