Sistemas de automação de circuito fechado para infraestruturas de computação de conexão por software é apresentado em palestra aberta no DCC/UFMG

Em visita ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), como parte do projeto MENTORED, coordenado pela professora do DCC/UFMG Michele Nogueira Lima, e com a cooperação de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Universidade do Vale do Itajaí e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). o professor Stefano Secci, do Conservatoire National des Arts et Métier, na França, apresentará na próxima quarta-feira, 20, às 14 horas, na sala 2077 do DCC/UFMG, a palestra “Toward a closed-loop automation systems for softwarized connect-compute infrastructures.

A palestra, que é aberta ao público interessado no tema, discutirá o trabalho em andamento para a definição de uma estrutura de automação de rede de software e sua aplicação à arquitetura 5G. Também será discutido o quadro geral da evolução das redes com a introdução da virtualização das suas funções. Ao mesmo tempo, será apresentado as novas arquiteturas Open RAN, NFV, SDN e slicing e o professor também irá apresentar uma abordagem de monitoramento ativo dessas infraestruturas, bem como uma arquitetura para detecção de anomalias e reconfiguração dinâmica usando dados de monitoramento e tijolos de inteligência artificial. Para finalizar, Stefano irá exibir os resultados empíricos de uma plataforma 5G aberta implantada no CNAM, assim como novas direções de pesquisa nesta área.

O projeto MENTORED, selecionado como projeto temático na chamada pública MCTIC/CGI/FAPESP, de 2018, tem como principais objetivos: identificar, modelar e avaliar comportamentos maliciosos relacionados à IoT; auxiliar na construção de soluções avançadas e coordenadas para possibilitar: prevenção, previsão, detecção e mitigação de ataques DDoS; e fornecer à comunidade científica em Cibersegurança um testbed para permitir que pesquisadores experimentem suas soluções em relação a ataques DDoS. Desta forma, busca o avanço do conhecimento científico, a formação de recursos humanos e o aprimoramento de um grupo com abrangência internacional para cooperar em pesquisa e inovação em sistemas e segurança de redes.

Realizando diversas atividades relacionadas ao projeto MENTORED, incluindo a reunião de equipe presencial e de forma remota, Stefano se diz impressionado com a infraestrutura do DCC/UFMG, com a qualidade técnica da equipe e dos estudantes, além de ressaltar o acolhimento recebido e a comida mineira. “Sinto-me muito honrado por ser acolhido pela equipe do Laboratório WINET do DCC/UFMG, estou em uma universidade extremamente eficiente, mais que a média das universidades públicas da França. A equipe amigável e disponível do DCC tornou minha estadia muito agradável, conhecendo estudantes afáveis ​​e apaixonados. É um Departamento cheio de colegas estimados, amigos de mais de uma década. Por último, mas não menos importante, a comida é fantástica! Voltarei novamente e ficarei mais tempo na próxima vez”, disse sorridente.

Para a professora Michele, a visita do Stefano não só abrilhanta o projeto, mas também proporciona uma troca de experiência mais consistente.