Laboratório de Compiladores do DCC/UFMG lança uma coleção com mais de 30 mil benchmarks executáveis em C, o Jotai

O Laboratório de Compiladores (LaC) do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG) lançou, nesta semana, o Jotai, uma coleção com mais de 30 mil benchmarks executáveis em C, para o uso de aprendizagem de máquina em tarefas de compilação.

Jotai é uma grande coleção de benchmarks executáveis extraídos de repositórios de código aberto. Cada benchmark vem em um único arquivo C, composto por uma função, além de tudo o que você precisa para executar essa função com diferentes entradas (geradores de entrada, função main, guia de uso, dentre outras). Os benchmarks Jotai podem ser usados como executáveis autônomos; no entanto, eles também estão disponíveis no CompilerGym. Jotai é mantido por Cissa Kind e Michael Canesche. Também participaram deste projeto o João Coelho e o Bruno Kind, todos alunos do DCC/UFMG.

Para o coordenador do LaC, professor Fernando Magno Quintão Pereira, o Jotai é a maior coleção de benchmarks executáveis disponíveis para o treinamento de compiladores. “É importante frisar a característica executável desses benchmarks: é muito difícil adaptar um programa automaticamente para que ele execute sem erros, e isso foi feito com os programas Jotai: a geração de entradas corretas para eles é feita de forma automática, e nenhum deles incorre em comportamento indefinido: os programas que produzimos são todos bem comportados!”, ressaltou. O professor também contou que o Jotai já está disponível em uma ferramenta chamada CompilerGym, do Facebook. “O CompilerGym é usado para treinar compiladores usando aprendizagem automática. Compiladores treinados assim conseguem tratar programas diferentes de forma personalizada, gerando códigos muito mais eficientes”, concluiu.

Link para repositório: https://lnkd.in/er4jGRHhJotai também está disponível no CompilerGym: https://lnkd.in/gvM-pM5W