Resultado da UFMG na primeira fase da Maratona de Programação 2021

No último sábado, 30/10, foi realizada a primeira fase da Maratona SBC de Programação 2021. A competição foi realizada de forma totalmente online, com transmissão pelo Youtube. A UFMG foi representada por 16 equipes de 3 pessoas, compostas por estudantes de diferentes cursos.

Obtivemos um excelente resultado, com a equipe “Summergimurne?” [1] na segunda colocação, tendo resolvido 8 problemas, e outras três equipes com 7 problemas resolvidos: “Guloso k-dimensional”, “Azul da Cor do Mar” e “Amigos do Célio”. Com este resultado, a equipe “Summergimurne?”, composta por Bruno Monteiro, Emanuel Silva e Bernardo Amorim, já está automaticamente classificada para a final brasileira a ser realizada em Gramado, em abril de 2022. 
Ainda há a possibilidade de classificação da equipe “Guloso k-dimensional”, composta por Henrique Brito, Kaio Vieira e Tomaz Gomes, a depender da distribuição de vagas remanescentes de equipes de regiões que não alcançaram o desempenho mínimo necessário. Pelas regras da competição, no máximo duas equipes de uma mesma instituição podem se classificar para a final brasileira. Os técnicos das equipes neste ano foram Rafael Grandsire e Pedro Papa.


O placar completo da competição já está disponível no site da Maratona. A lista de integrantes das equipes da UFMG está disponível nesta planilha.

Vale ainda mencionar que a equipe na primeira colocação, do IMPA, contém um egresso do curso de Matemática Computacional da UFMG, Célio Passos, que atualmente é mestrando naquela instituição. Portanto, mais um motivo para comemorar.


Outras informações sobre a competição estão disponíveis na página oficial do evento e a explicação das soluções dos problemas pode ser encontrada no canal de Youtube da Maratona.


[1]: Seguindo a tradição de nomes difíceis de se pronunciar, “Summergimurne?” seria um trava-línguas em latim, significando algo como “Estamos sendo afundados?”. Eu responderia que não 🙂