Projetos de IC terão apresentação presencial durante a Semana de Iniciação Científica da UFMG

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG irá promover, nos dias 07 e 08 de outubro de 2024, durante a XXXIII Semana de Iniciação Científica e XIV Seminário de Iniciação Científica Júnior 2024, na praça da árvore do departamento, a exposição de trabalhos de destaque de Iniciação Científica realizados pelos alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Matemática Computacional. As inscrições vão até às 16 horas do dia 30 de agosto e devem ser realizadas por meio do link https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana. (O sistema de inscrição deve ser acessado no navegador Mozilla Firefox atualizado).

A submissão de resumos é obrigatória para discentes e orientadores que desenvolveram, no período 2023/2024, projetos nos Programas Institucionais de Iniciação Científica constantes nos editais divulgados pela Pró-reitoria de pesquisa da UFMG. Mas, conforme previsto na chamada interna 07/2024 da Pró-reitoria, estudantes da graduação da UFMG não vinculados a esses programas também poderão submeter resumos para a SIC e, desta forma, os alunos do DCC que desejarem submeter e expor seus trabalhos também poderão participar.

Ao final de todo o processo avaliativo, os estudantes escolhidos receberão o Prêmio Destaque na Semana de Iniciação Científica/Tecnológica e no Seminário de Iniciação Científica Júnior. Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, o evento tem como objetivo incentivar os estudantes de iniciação científica e tecnológica, bolsistas ou voluntários, que se destacaram sob os aspectos de relevância e qualidade de apresentação de seu trabalho na XXXIII Semana de Iniciação Científica e no XIV Seminário de Iniciação Científica Júnior.

Para o coordenador de pesquisa e professor do DCC, Fabrício Benevenuto, os projetos de Iniciação Científica feitos pelos alunos do departamento são extremamente ricos e, divulgá-los presencialmente incentiva tanto os autores quanto aqueles que desejam começar a realizar pesquisas. “Queremos incentivar a pesquisa para todos e desde o início de seus cursos e fazer isto de forma presencial é de suma importância. Todos aqueles que tenham projetos interessantes, desenvolvidos durante as disciplinas ou que foram realizados dentro do DCC em colaboração com professores, podem e devem enviar seus trabalhos, serão muito bem-vindos”, enfatizou.