Projeto MENTORED, coordenado por pesquisadora do DCC/UFMG, é apresentado na França

Em visita técnica à Universidade de Lorraine/INRIA Nancy, na França, a professora do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou aos presentes as possibilidades de pesquisa realizadas na universidade e o projeto que coordena, o MENTORED.

Selecionado como um projeto temático na chamada pública MCTIC/CGI/FAPESP 2018, MENTORED é um projeto cooperativo entre a UFMG, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Universidade do Vale do Itajaí e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e tem como principais objetivos: identificar, modelar e avaliar comportamentos maliciosos relacionados à IoT; auxiliar na construção de soluções avançadas e coordenadas para permitir – prevenção, predição, detecção e mitigação de ataques DDoS; e fornecer à comunidade científica em Segurança Cibernética um testbed para permitir que pesquisadores experimentem suas soluções em relação a ataques DDoS.

De acordo com a coordenadora, o principal objetivo do projeto é avançar o conhecimento científico, formar recursos humanos e fortalecer um grupo com abrangência internacional para cooperar em pesquisa e inovação em sistemas e segurança de redes com a participação de instituições acadêmicas, uma pequena empresa e o governo.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site https://mentored.dcc.ufmg.br/about