Neste período eleitoral, os dados do projeto Eleições Sem Fake, coordenado pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Fabrício Benevenuto, foi fonte para diversos jornalistas da mídia nacional e internacional. Somente no mês de setembro, foram veiculadas matérias na Folha de São Paulo, BBC News, O Globo, Valor Econômico, Estadão, dentre outros.
Desde 2018, o projeto vem analisando as campanhas de desinformação e disseminação de notícias falsas em grupos públicos do WhatsApp, Telegram e, recentemente, no Facebook. De acordo com o professor, o grupo de pesquisa desenvolveu uma série de sistemas que visam trazer transparência para o espaço midiático e, assim, mitigar os problemas criados pelas diversas mudanças no ecossistema de notícias. “Nosso objetivo é contribuir para que a desinformação não desvirtue as eleições brasileiras de 2022”, disse.
Veja as matérias na íntegra: Sentinela Eleitoral, Valor Econômico, Estadão, *desinformante, Sentinela Eleitoral em outra matéria, outra matéria no Sentinela Eleitoral, O Globo, BBC News Brasil, Folha de São Paulo e Jornal O Tempo.