Alunos do DCC/UFMG ficam em 3º lugar em Hackathon mininghub

Os alunos de Sistemas de Informação do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Wesley Raul e Rafael Nascimento e o aluno de Química, Artur Vicari, todos da UFMG, além dos estudantes da PUC-MG e da SKEMA Business School Brasil, Henrique Lima e Bianca Signorini, respectivamente, ficaram em terceiro lugar no Hackathon mininghub, ocorrido no início do mês, em Belo Horizonte.

O grupo intitulado Tene, resolveu o desafio 1 da competição e desenvolveram uma proposta de software. “Em nossa proposta, reunimos os dados coletados a partir de sensores das máquinas do processo de beneficiamento da mineração. Depois, unificando esses dados em nossa plataforma, as bases seriam usadas para alimentar uma Inteligência Artificial que as trataria e as transformaria em informações em um dashboard capaz de facilitar a leitura e comparação dos dados coletados por parte do operador. Assim, seriam emitidos alertas em caso de identificação de anormalidade na produção para predizer a manutenção em máquinas, o que facilitaria a tomada de decisão dos operadores usuários do nosso sistema”, explicou Rafael.

Os estudantes receberam uma premiação de cinco mil reais, entregue durante a Exposibram, uma das maiores exposições de mineração da América Latina.