Projeto do DCC/UFMG, Captar-Libras, é apresentado durante o Seminário Marco Zero SisAssistiva

Nesta quarta-feira, 10, a professora do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Raquel Prates, apresentou, durante o Seminário Marco Zero SisAssistiva (Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF), o projeto Captar-Libras: Sistema de comunicação por vídeos para surdos aplicado ao pré-atendimento médico.

No evento foram apresentados projetos de tecnologia assistiva desenvolvidos em todo o país, que teve por objetivo promover o alinhamento inicial e a integração dos 28 projetos aprovados e contratados pela Chamada FINEP SisAssistiva 2002, no valor de R$ 72, 5 milhões. Segundo o MCTI, o sistema de laboratórios vai permitir o compartilhamento de informações, metodologias e estratégias que guiarão o desenvolvimento e a implementação de iniciativas assistivas. O objetivo é garantir que os projetos de CT&I contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e ampliem suas oportunidades de participação plena na sociedade.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, durante a abertura do seminário, reforçou o compromisso de manter os investimentos em tecnologia assistiva. “Um dos pressupostos da nossa política de ciência e tecnologia é o fluxo contínuo e o sentido de permanência. Nós vamos repetir os editais e procurar, inclusive, ampliar”, afirmou.

Segundo os organizadores do evento, o Seminário Marco Zero SisAssistiva contou com apresentações dos 28 projetos contratados pela chamada da Finep, divididos em cinco grupos: Tecnologias Digitais; Tecnologias Educacionais; Tecnologia em Órteses e Próteses; Tecnologia em Saúde e Reabilitação Física; Tecnologias em Esporte, Vida Diária, Mobilidade e Lazer. 

Ainda de acordo com o MCTI, os 28 projetos selecionados pela chamada pública darão início agora às pesquisas e deverão assinar um termo de adesão ao SisAssistiva, que será coordenado pelo Ministério.

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo