Projeto coordenado por professor do DCC pode trazer mais privacidade e segurança em aplicações com aprendizado de máquina

Está em andamento no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, sob a coordenação do professor Heitor Ramos, um projeto que pode promover maior segurança e privacidade em aplicações com aprendizado de máquina . Denominado “Quantifying Uncertainty in Adversarial Federated Learning”, o estudo visa analisar e propor novas abordagens para modelos de aprendizado de máquina distribuído, com foco em privacidade e segurança.

Segundo o coordenador do projeto ,o Aprendizado Federado (FL) permite treinar modelos em dados distribuídos, mas é vulnerável a ataques de envenenamento por participantes mal-intencionados. “O projeto propõe soluções para essas vulnerabilidades, abordando cinco áreas: (i) quantificação da incerteza de modelos com redes neurais bayesianas em sistemas federados; (ii) detecção de intrusões DDoS em aplicações federadas; (iii) quantificação da incerteza em ambientes distribuídos heterogêneos; (iv) aprendizado contínuo para identificar novos malwares; e (v) uso de testes estatísticos para identificar ataques de envenenamento de dados em aplicações federadas”, explicou.

Para desenvolver tal solução, diversos pesquisadores do Brasil e do mundo estão envolvidos. Na última semana, entre os dias 11 e 14 de junho, alguns desses pesquisadores estiveram reunidos presencialmente no DCC, como o professor da Faculdade de Ciências da Informação e da Computação Universidade de Massachusetts Amherst – uma das 20 melhores faculdades do mundo em Computação – Amir Houmansadr, o também professor da Universidade Victoria de Wellington, na Nova Zelândia, e vice-presidente de publicações da IEEE Geoscience and Remote Sensing Society – a maior organização técnica profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade – Alejandro Frery, além do professor do Worcester Polytechnic Institute e membro efetivo do corpo docente do DCC/UFMG, Fabrício Murai.

Aproveitando a oportunidade, além das discussões técnicas para o avanço do projeto, os pesquisadores participaram de um ciclo de palestras para os alunos, professores e comunidade interna e externa à UFMG, o que, segundo o professor Heitor, proporcionou aos participantes um enorme ganho de conhecimento e troca de experiências. “Aproveitamos que estes pesquisadores de extrema qualificação e importância estariam conosco para proporcionar aos nossos alunos um momento de troca de experiências e ganho de conhecimento com alta qualidade técnica. Foi bastante enriquecedor e uma oportunidade ímpar para quem esteve presente. Como certeza os que estiveram nas palestras ganharam muito”, garantiu.

Segundo Alejandro, a semana foi extremamente produtiva no que diz respeito ao projeto e, também, no quesito troca de experiências. “Foi muito produtiva a nossa vinda ao DCC, pudemos discutir e avançar em nossas pesquisas para, em breve, trazer resultados significativos para a sociedade. Ao mesmo tempo, palestrar e participar de outras palestras foi muito enriquecedor”, falou.

Apesar de não participar do projeto, a ex-aluna do DCC e hoje membro diretoria de Programas da National Science Foundation (NSF), da diretoria de Computação e Ciência e Engenharia da Informação (CISE), da Divisão de Sistemas de Computadores e Redes (CNS) e Cluster de Pesquisa em Sistemas de Computação, Daniela Seabra, também participou do ciclo de palestras e abordou temas de extrema importância na Computação. Residente nos Estados Unidos, Daniela está em visita ao Brasil e aproveitou para visitar também os amigos que fez no departamento e, também, repassar seus conhecimentos. “Uma boa filha à casa torna”, disse satisfeita.