Projeto com potencial para revolucionar a indústria automotiva será desenvolvido por pesquisadores do DCC/UFMG e da UFCG

O projeto, elaborado pela equipe de pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Stellantis, recebeu parecer positivo e foi selecionado para financiamento de pesquisas de modelos de inteligência artificial para recomendação de produtos e serviços em marketplaces veiculares. Parte do Programa Rota 2030 do Governo Federal, criado a partir do Decreto nº 9.557/2018, o projeto receberá um investimento total de R$1,4 milhão da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) como coordenadora, e terá a Fundação Christiano Ottoni como gestora.

Com a coordenação geral do professor do DCC/UFMG, Rodrygo Santos, e coordenação associada do professor Marcos André Gonçalves, também do DCC/UFMG, e do professor Leandro Balby Marinho, do DSC/UFCG, o projeto visa aprimorar a experiência dos usuários durante a jornada de viagem. “Sistemas de recomendação são uma abordagem comprovadamente eficaz para reduzir a sobrecarga de informações em ambientes diversos, modelando as preferências dos usuários a partir de seu comportamento histórico para a geração de recomendações personalizadas. Para responder aos desafios únicos impostos pelo ambiente veicular, os sistemas propostos deverão ser sensíveis ao contexto em que cada recomendação é gerada, incluindo a localização do carro, a hora do dia, as interações recentes do usuário, ou mesmo sua intenção explícita, manifestada em linguagem natural. Além disso, para minimizar o esforço cognitivo do usuário e interrupções indesejadas à condução do veículo, os sistemas propostos deverão ser capazes de atuar proativamente, entregando recomendações relevantes no momento mais apropriado”, explica Rodrygo Santos.

De acordo com Rodrygo, nos últimos anos os carros tornaram-se poderosos dispositivos digitais, capazes de capturar informações do ambiente e do motorista por meio de vários sensores, além de acessarem informações disponíveis digitalmente por meio de uma conexão com a Internet. “A principal tarefa do motorista ainda é conduzir o carro, sendo outras secundárias, incluindo respostas às situações de trânsito, ou mesmo terciárias, dissociadas da direção e com vistas à comodidade dos ocupantes do veículo, como o acesso a produtos e serviços de interesse. Essa última classe de tarefas pode ser particularmente desafiadora, dada a sobrecarga de informações trazida pela conexão com o ambiente externo, aliada às restrições de interação e os recursos cognitivos limitados do motorista durante a condução do veículo”, afirma.

A equipe responsável pelo projeto é composta por pesquisadores de renome internacional e reconhecida expertise em áreas como sistemas de recomendação, recuperação de informação, aprendizado de máquina, e processamento de linguagem natural. “Atuamos regularmente como palestrantes e membros dos comitês de programa das mais prestigiadas conferências do mundo nessas áreas, com destaque para a coordenação geral da ACM RecSys 2020, principal conferência do mundo na área de sistemas de recomendação. A equipe possui também um longo histórico de colaborações bem-sucedidas, com parceiros da indústria nos mais diversos setores da economia, incluindo grandes empresas do comércio eletrônico brasileiro. A parceria com a Stellantis, uma das maiores empresas globais do setor automotivo e pioneira em soluções de mobilidade veicular, oferece uma oportunidade única para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras e profundamente alinhadas a demandas reais da indústria”, concluiu Rodrygo.

Esta matéria teve repercussão na mídia: Jornal O Tempo e Rádio Band News