Evento de boas-vindas, o DCC Start: Simpósio de Computação, reúne palestrantes de renome nacional e internacional

A primeira edição do DCC Start: Seminário de Computação, organizada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, ocorrida nesta sexta-feira, 08, contou com a presença de estudantes do departamento, de outras unidades da UFMG, além de alunos e profissionais de outras instituições. O evento foi organizado com o objetivo de dar as boas-vindas aos docentes do departamento, calouros e veteranos da graduação e pós-graduação, mas foi aberto ao público externo.

Na parte da manhã, palestrantes de peso comemoraram o Dia Internacional da Mulher promovendo o painel “Profissionais de TI – Perspectiva Feminina”. Foi um momento em que, mediados pela professora Michele Nogueira, a professora aposentada do DCC/UFMG,  Maria Tereza Gonçalves Diniz;  a ex-aluna do DCC e diretora da Cadence Design Systems do Brasil, Raquel Lara dos Santos; a cofundadora e CEO da IViJur, Marcela Carvalho, além da vice-presidente de Engenharia de Produtos LATAM e África da Wabtec Corporation, Daniela Ornelas, trouxeram suas experiências aos presentes.

Já na parte da tarde, ocorreram as palestras: “DCC: você faz parte dessa história”, proferida pela professora e chefe do departamento, Raquel Prates;  “When LLMs Take Exams Designed for Humans”, com o professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Boston, Mark Crovella; “O papel da computação em um futuro governado por dados”, com o professor Emérito do DCC, Virgilio Almeida, e, finalizando, ocorreu a palestra com o vice-presidente de Engenharia do Google e ex-aluno do departamento, Bruno Possas, que ministrou a palestra “Esportes, Academia, Google: como conhecimento em profundidade, aprendizado contínuo e mineração de dados podem forjar uma carreira de sucesso em diferentes segmentos”.

Segundo a chefe do departamento, foi um dia extremamente rico e inspirador. “Hoje tivemos a honra de contar com a presença de profissionais de renome nacional e internacional, que trouxeram suas experiências e conhecimentos extremamente enriquecedores aos presentes. Aprendemos muito, todos nós! Nosso objetivo, a partir de agora, é que este seja o primeiro DCC Start de muitos que ocorrerão. Estamos planejamos promover este evento no início de todos os anos letivos”, contou.