Professor Nivio Ziviani recebe o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2023

Nesta segunda-feira, 13, na Sala Minas Gerais, com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o professor emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Niivio Ziviani, recebeu o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2023, na categoria tecnologia. Em sua 5ª edição, a premiação científica e tecnológica também condecorou, na categoria Ciência, o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Wanderley de Souza.

De acordo com os organizadores, o Prêmio CBMM tem como objetivo reconhecer profissionais brasileiros que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem portas para transformações no Brasil e no mundo. Segundo o CEO da empresa, Ricardo Lima, os homenageados da noite são inspirações que, por meio de suas trajetórias singulares de dedicação à pesquisa, transformam o presente e moldam o futuro.

Docente da UFMG desde 1972, Nívio ajudou a formar dezenas de mestres e doutores no DCC e é responsável por inovações tecnológicas de grande relevância para o país. Além disso, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, nas Classes Comendador e Grã-Cruz. Durante seu discurso, o professor ressaltou a importância de os pesquisadores poderem transformar resultados em ações que beneficiam toda uma sociedade. “São mais de 51 anos dedicados à universidade, à ciência, ao ensino, à pesquisa e à formação de recursos humanos. Uma das maiores recompensas para um pesquisador é poder transformar os resultados científicos em ações práticas que beneficiam a sociedade. Dediquei boa parte da minha vida a isso: produzir e transferir conhecimento científico para a sociedade por meio de empreendimentos inovadores”, disse emocionado por estar recebendo o prêmio em um local que é frequentador assíduo.

Criado em 2019, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia oferece 500 mil reais a dois vencedores. “Para concorrer, os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por instituições, empresas e profissionais renomados nas áreas de Ciência e Tecnologia. Uma comissão julgadora totalmente independente, constituída por renomados profissionais e representantes da academia, avalia as iniciativas e seleciona os vencedores. As cinco edições anteriores do Prêmio receberam cerca de dois mil inscritos vindos de todo o país”, contaram os organizadores.

Parte da história da vida profissional e pessoal do professor, estiveram presentes no evento familiares, amigos, alunos, ex-alunos, além de funcionários e professores da ativa e aposentados do DCC.

Créditos da foto de capa: Divulgação CBMM