Professor do DCC integra grupo de trabalho do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial

O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Wagner Meira Júnior, participou, nesta quinta-feira, 30, em Brasília (DF), de uma reunião com a ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro contou também com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), professora Thais Batista, e de outros representantes da entidade.

A reunião tratou das próximas etapas para a implementação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), coordenado pelo MCTI, e do fortalecimento da colaboração entre governo, academia e setor produtivo no avanço da inteligência artificial no país. Meira é membro do grupo de trabalho responsável por acompanhar as ações do plano, coordenado pela SBC.

Elaborado no âmbito do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), com apoio técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o PBIA orienta o desenvolvimento ético, seguro e sustentável da inteligência artificial no Brasil. O plano prevê investimentos de até R$ 23 bilhões ao longo de quatro anos e inclui metas como a aquisição de um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo.

Acesso por PERFIL

Acessar o conteúdo