O professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Martín Gómez Ravetti, em colaboração com pesquisadores de universidades internacionais, publicou na renomada revista acadêmica Nature Communications, no dia 18 de abril, um estudo intitulado “Capacidade de Difusão em Redes Simples e Interconectadas”. O artigo apresenta um novo conceito, chamado Capacidade de Difusão, que mede o potencial de um nó em difundir informações em uma rede considerando a distribuição de distâncias que leva em conta a topologia das redes, quanto às características dinâmicas do processo de difusão.
O estudo se concentra no desafio da ciência da complexidade em compreender processos difusivos em redes. A Capacidade de Difusão, apresentada no artigo, descreve de forma detalhada o papel dos indivíduos em um processo de difusão e pode identificar modificações estruturais que podem melhorar a eficiência dos mecanismos de difusão. Estendendo o estudo para redes interconectadas.
Com esse estudo, os autores contribuem para o avanço do conhecimento em complexidade, oferecendo uma nova ferramenta para análise de difusão em redes e destacando a importância de considerar a dinâmica da difusão em análises futuras.