Prof. Gilberto Ribeiro participa do Seminário Anual do IEAT 2023

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG vai promover nos dias 22 e 23 de novembro o Seminário Anual IEAT 2023. O evento será realizado no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos da UFMG. Os inscritos que assinarem a lista de presença no dia do evento receberão certificado.

No dia 22, a abertura do evento será realizada às 10 horas pela professora Patrícia Kauark Leite, diretora do IEAT. Em seguida, a professora Ana Paula Brito, Catedrática Calas-IEAT, fará a conferência Memória pra quê? Por que precisamos recordar o 8 de janeiro no Brasil? Segundo o resumo da conferência enviado pela catedrática, o enfrentamento de temas conflituosos e traumáticos não é algo incentivado no espaço público brasileiro. Um exemplo disso são as memórias sobre o período de 1964 a 1985, que por décadas foram manipuladas, até serem oficialmente nomeadas pela Comissão Nacional da Verdade como ditadura civil-militar. Segundo Ana Paula, várias heranças desse período ainda vigoram no país, ameaçando e fragilizando a democracia. O atentado terrorista do dia 8 de janeiro de 2023, com a invasão aos prédios dos três Poderes, pode ser lido como uma dessas heranças. Na conferência, a professora Ana Paula pretende trazer à tona este momento recente da história do país buscando refleti-lo a partir de duas provocações: “Mas para que serve preservar essa memória? Por que as próximas gerações precisam saber disso?”

No mesmo dia, às 14 horas, os professores residentes do IEAT realizam apresentações sobre os resultados de suas pesquisas.  Participam desta seção os professores Fabio Alves da Silva Junior e Fábio Bonfim Duarte, ambos da Faculdade de Letras da UFMG, Marcelo Campos Galuppo, da Faculdade de Direito da UFMG e Gilberto Medeiros Ribeiro, do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

No dia 23 de novembro, a programação do Seminário Anual ficará a cargo de dois membros do comitê científico do IEAT, que farão conferências. Às 9h30, o professor Evaldo Vivela, Pesquisador Visitante no INCT Semioquímicos na ESALQ/USP, vai abordar o tema Sustentabilidade na mesa: avanços, desafios e oportunidades no contexto da segurança alimentar para o Brasil. O professor emérito da UFMG, Francisco César de Sá Barreto, coordenador do grupo de pesquisa do IEAT: As Leis das Ciências e da Natureza e o Desenvolvimento (In)Sustentável. Caminhos para o Futuro Saudável, fará a mediação dos debates.

Em seguida, às 10h45, a professora Sônia Salzstein Goldberg, da Escola de Comunicações e Artes da USP, vai ministrar a conferência Impasses e tensões no processo cultural brasileiro da atualidade. O professor Stéphane Huchet, da Escola de Arquitetura da UFMG, será o mediador.

A programação do Seminário Anual do IEAT 2023 pode ser acessada aqui.

Matéria republicada do site do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG