Pesquisadores do CIIA-Saúde da UFMG recebem a visita da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde

Os pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC), da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), receberam, nesta quarta-feira, 20, a visita da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. O encontro teve por objetivo apresentar à secretária as pesquisas realizadas pelos cientistas do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), sediado na UFMG, que desenvolve soluções avançadas de inteligência artificial (IA) capazes de auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de doenças, além de orientar gestores de saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde.

Durante toda a manhã, Ana Estela conheceu as pesquisas sobre saúde digital e IA; telessaúde e IA; carga de doença e telemonitoramento; educação em saúde digital, além de ser apresentado o núcleo de IA do Centro. Já na parte da tarde, a secretária foi recebida pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. Segundo o professor do DCC, membro do Comitê Executivo e pesquisador responsável pelo CIIA-Saúde, Virgilio Almeida, a visita é um grande passo em prol da pesquisa e pode trazer parcerias promissoras com o Ministério da Saúde. “Nosso objetivo, além de apresentar o Centro e todos os avanços em pesquisas de impacto para a sociedade que já conseguimos desde a sua criação, é estreitar laços e promover parcerias para o progresso ainda maior em prol de todos”, afirmou.

Já a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, membro do Comitê Executivo e coordenadora de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro, Zilma Reis, mostrou os avanços do Centro no que diz respeito à promoção da educação entre profissionais e estudantes da área de saúde. “Hoje já integramos disciplinas na formação dos nossos médicos que convergem com os avanços que já conseguimos por meio das pesquisas promovidas pelos pesquisadores do Centro. O Educa e-Sus APS, por exemplo, é uma plataforma de cursos para treinamento massivo e aberto. Temos o objetivo de alcançar cada vez mais profissionais e estudantes com oferta de educação permanente em saúde digital para a Atenção Primária à Saúde”, contou.

Segundo Ana Estela, o encontro foi muito enriquecedor, além de ter reafirmado a importância das pesquisas realizadas nas universidades para o desenvolvimento e cuidado com a sociedade brasileira. “Este Centro e todos os pesquisadores e pesquisas já construídas até agora são uma inspiração. Queremos a participação e colaboração de todos na construção de políticas públicas efetivas e que impactem de forma positiva na sociedade, promovendo o bem-estar e a saúde da população.

Participaram do encontro os pesquisadores: Virgílio Almeida, Wagner Meira Júnior e Ana Paula Couto Silva, além das gerentes do projeto Fabiana Peixoto e Letícia Neto (DCC); Deborah Malta (Faculdade de Enfermagem), Zilma Reis, Mariângela Cherchiglia e Laís Cardoso (Faculdade de Medicina); Antônio Ribeiro, Cristina Paixão, Luisa Brant, Clara Alves (Hospital das Clínicas). Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis, o diretor do Instituto de Ciências Exatas, Francisco Dutenhefner e o vice-chefe do DCC, Heitor Soares Ramos Filho.