Pesquisador da Rowan University, nos EUA, profere palestra no DCC

O professor adjunto em Ciência da Computação na Rowan University, nos EUA,André Gomes, irá proferir amanhã, 20, às 14 horas, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), de forma presencial, a palestra “Towards ultra-reliable mobile networks“. André possui doutorado em Engenharia da Computação pela Virginia Tech, nos EUA, mestrado em Ciência da Computação pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, e bacharelado em Engenharia de Telecomunicações pela UFSJ. Anteriormente, trabalhou como cientista pós-doutorado no Commonwealth Cyber Iniciative, nos EUA, cientista pesquisador no AT&T Research Labs, nos EUA, e como Engenheiro de Telecomunicações na Bwtech, em Belo Horizonte. Suas recentes áreas de interesse incluem: ultra-reliable communicationnetwork softwarization, e reconfigurable intelligent surfaces

Resumo da palestra: Um dos principais diferenciais de redes 5G e 6G é a crescente necessidade de suportar serviços de ultra confiabilidade e baixa latência (ou ultra-reliable low-latency communication services) como URLLC (5G) e HRLLC (6G) para possibilitar aplicações como automação industrial, veículos controlados remotamente, e saúde eletrônica. Um grande desafio para suportar esses serviços em uma rede de telefonia móvel é garantir baixas latências (geralmente < 1 milissegundo) com altos níveis de confiabilidade (geralmente na ordem de > 99.999%) em redes sem fio sujeitas à fenômenos estocásticos como interferência, mobilidade e demanda. Nesta palestra, abordaremos o que é preciso para suportar serviços de ultra confiabilidade e baixa latência em larga escala em redes de telefonia móvel (por exemplo, quais os requisitos em termos de espectro e número de estações base que um operador precisa para construir uma rede capaz de suportar serviços URLLC/HRLLC). Além disso, abordaremos tecnologias que podem facilitar esse objetivo e desafios práticos na hora de modelar soluções para serviços de ultra confiabilidade.