Painel: Confluências entre a Ciência da Computação, a Linguística e a Literatura

Na sexta-feira, 11, na sala 2077 do ICEx, a coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG irá promover um painel para discutir problemas e desafios contemporâneos cuja compreensão requer colaborações entre Ciência da Computação e a linguística. O evento faz parte das atividades comemorativas dos 50 anos do PPGCC, é aberto a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia.

Com a moderação da professora Gisele Lobo Pappa, irão participar o professor na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG), Evandro L. T. Paradela Cunha e o escritor, tradutor e ghost writer, Jacques Fux. Evandro, além de professor da FALE/UFMG, coordena o ADA: Núcleo de Linguística Computacional. Foi Fulbright Visiting Scholar na Portland State University, fellow da 4th Intercontinental Academia e pesquisador visitante no Max-Planck-Institut für evolutionäre Anthropologie. É doutor em Linguística pela Universiteit Leiden e em Ciência da Computação pela UFMG, e atualmente realiza pesquisas que englobam linguística, computação e neurociência, sobretudo nos seguintes temas: interfaces cérebro-computador, interação humano-máquina, linguística histórica computacional, linguística forense computacional e comunicação mediada por computadores.

Já Fux é graduado em matemática pela UFMG, mestre em computação, pelo PPGCC da UFMG, com doutorado em Literatura pela UFMG e pela Université de Lille 3. Foi pesquisador na Universidade de Harvard (2012-2014) e fez pós-doutorado na UNICAMP e UFMG. Autor de 18 livros, entre eles: Literatura e Matemática, vencedor do Prêmio Capes e finalista do Prêmio APCA; Antiterapias, vencedor do Prêmio São Paulo; Brochadas, prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, Meshugá , vencedor do Prêmio Manaus; O Enigma do Infinito, finalista do Prêmio Barco a Vapor, selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ e Finalista do Jabuti; As coisas de que não me lembro, sou Vencedor do Prêmio FNLIJ e finalista do Jabuti, Um Labirinto Labiríntico Prêmio Paraná Digital,e Nunca vou te perdoar por você ter me obrigado a te esquecer, vencedor do Prêmio Manaus. Em 2017, foi um dos convidados da programação principal da FLIP. Seus livros e contos já foram publicados na Itália, Israel, México, Peru, EUA e França. Invited speaker nas universidades de Harvard, MIT, Boston University, Wellesley College, Estocolmo, Sorbonne, Università Ca´Foscari Venezia, entre outras.