“O DCC/UFMG representa muito pra mim, principalmente o convívio com meus colegas de trabalho”, afirma funcionário

Formado em Ciências Contábeis e especializado em Administração Pública, Rosencler Aparecido de Oliveira sonhava em trabalhar em um órgão público e, após passar em um concurso público, se tornou, em 1994, assistente administrativo do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A descoberta do concurso foi por acaso, ao passar por uma banca de revistas no centro de Belo Horizonte e ver o anúncio. “Sempre tive vontade de trabalhar em órgão público, na minha época era muito comum as pessoas procurarem concursos pra fazer. Passando em frente a uma banca de revista na cidade, encontrei um anúncio do concurso para UFMG, comprei o edital e me preparei. Para minha grande surpresa passei e fiquei muito contente”, contou.

Assim que chegou na UFMG, Rosencler foi encaminhado para a Diretoria do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Na época, o diretor era o professor Alfredo Gontijo, que ofereceu a opção de trabalhar no ICEx ou no DCC. “Escolhi o DCC, agendei uma visita e fiz contato com o professor Clarindo Isaias Pereira da Silva e Padua, chefe do Departamento na época. “Ele me perguntou quais as minhas experiências e que estavam pensando em criar um setor de compras no DCC. Como tinha experiência nesta função, comecei a organizar o setor. Além disso, também cuido do setor de patrimônio e serviços gerais, como manutenção e obras de todo o prédio. No início as compras eram todas manuais, através de contato com os fornecedores, organização das propostas e depois a produção do mapa de preços para serem aprovadas as compras e serviços. O DCC sempre teve vários projetos, como CNPq, Capes, Fundep, ICEx, etc. Os serviços de compras eram mais trabalhosos, principalmente as compras via ICEx, todas usam a Lei 8666, não era nada fácil, não que ainda tenha mudado, mas as formas de compras foram mudando com o passar do tempo”, relatou.

Apaixonado pelo DCC, pelo setor de compras e pelo convívio com os colegas, Rosencler se diz realizado no Departamento. “Gosto de trabalhar no setor de compras, o contato com os professores e colegas de serviço da secretaria é muito prazeroso. O DCC representa muito pra mim, principalmente o convívio com meus colegas de trabalho. São 28 anos de serviços prestados ao DCC/UFMG, com todo este tempo aprendi a gostar das minhas atividades, que são várias. Defino o DCC como um Departamento de muita importância para a sociedade e de respeito para o UFMG, possui um quadro de professores muito qualificado. Tenho muito orgulho de trabalhar aqui. O Departamento me trouxe muita satisfação, como a troca de informações e aprendizados no convívio de minhas atividades diárias. Por ser muito dinâmico, onde sempre estão inovando nas pesquisas e novos projetos, nunca estamos parados no tempo, isto me motiva bastante. As pessoas daqui me inspiram. Me considero muito responsável e comprometido com minhas atividades diárias, mas nada que não tenha que aperfeiçoar e aprender. Como tudo está sempre se renovando, não devo ficar parado no tempo. Outra coisa que me alegra é o convívio com os alunos dos diversos Laboratórios, são bem focados e de fácil trato”, afirmou.

Casado e pai do Guilherme, nas horas vagas Rosencler gosta de praticar esportes, sendo a corrida o preferido. Também gosta de ler, cozinhar e zelar pelo condomínio onde mora. “Não consigo ficar parado, por isso, nas horas vagas, sempre arrumo algo pra fazer no condomínio e em casa. Atualmente estou pintando o muro do condomínio, as manhãs dos sábados sempre uso para fazer algo lá. Já a tarde, tiro pra fazer algo na cozinha e em minha casa. Também gosto de ler ou correr, mas parado não consigo ficar”, concluiu.

Para o professor Fernando Magno Quintão Pereira, é impossível pensar no DCC/UFMG e não lembrar do Rosencler. “Conheço o Rosencler desde os meus tempos de aluno no Departamento. Além de nos acompanhar aqui durante tanto tempo, o Rosencler é um profissional competente, íntegro, solícito e sempre muito cordial. Trata-se de uma pessoa formidável, em todos os sentidos. É sempre um prazer encontrá-lo para bater um papo, e traz muita segurança poder contar com ele para adquirir os equipamentos que tornam a nossa pesquisa e o nosso ensino possíveis. Hoje tenho muita satisfação em dizer que o Rosencler é mais do que um colega de trabalho: ele é um amigo. E, tomando licença na liberdade que nossa amizade traz, não poderia deixar de lembrar que ele é certamente o segundo melhor atleta corredor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG!” (risos), disse sorrindo.

Segundo Gilmara Viviane Silva Stolé, que trabalha diretamente com Rosencler, o funcionário é um exemplo de dedicação e zelo. “A maior parte dos nossos dias passamos no nosso trabalho. Nesses quase 25 anos de Departamento aprendi muito com vários colegas, em especial com o Rosencler, que no decorrer dos anos me ensinou várias coisas com sua enorme experiência. Descobrimos algumas afinidades, sendo algumas delas amar e zelar pelo DCC como se fosse nosso lar.  Rosencler, para mim, é um exemplo de dedicação e zelo, se importa com detalhes e com o próximo, demonstra que o sucesso é o resultado de pequenas conquistas diárias e que só conseguimos com esforço e dignidade, em pequenos gestos e atitudes que fazem toda diferença. Sinto admiração e orgulho de tê-lo como amigo e colega, sempre disposto a dar soluções e a trocar experiências. Desejo que tenhamos muita parceria e aprendizados diários, colegas de trabalho um dia se vão, mas a amizade é eterna”, disse emocionada.