Professores e servidores técnicos administrativos aposentados, além de funcionários da ativa com 25 anos ou mais de serviços prestados foram homenageados durante o evento
Em cerimônia ocorrida nesta sexta-feira, 30, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, presidida pelo diretor e professor do Instituto, Francisco Dutenhefner, foram empossados os novos chefes do Departamento de Ciência da Computação (DCC), a professora Raquel de Oliveira Prates (chefe) e o professor Heitor Soares Ramos Filho (subchefe), para o mandato de dois anos, sendo Raquel a primeira mulher a chefiar o departamento. Durante a cerimônia, o ainda chefe do DCC, Luiz Chaimowicz, em nome do departamento, prestou homenagem aos professores e servidores técnicos administrativos, assim como aos funcionários que estão na ativa e completaram 25 anos de serviços prestados no DCC. O agraciamento se deu em reconhecimento às contribuições e dedicação empenhadas por todos durante tantos anos. O evento contou com a presença dos professores e funcionários do DCC e do ICEx, além de familiares dos empossados e homenageados.
Foram agraciados com uma placa, os professores e servidores técnicos administrativos aposentados: Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende, Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, Renato Martins Assunção, Mariza Andrade da Silva Bigonha, Mario Fernando Montenegro Campos, Carlos Camarão de Figueiredo, Mirella Moura Moro, Helton Fábio de Matos, Orlando Rodrigues da Silva e Luiz Fernando Costa. Já os funcionários Rosencler Aparecido de Oliveira, Murilo Silva Monteiro, Antônia Maia da Rocha e Gilmara Viviane Silva Stolé receberam a placa de homenagem relativa aos 25 anos de serviços prestados ao DCC.
Durante o discurso, o professor Chaimowicz agradeceu o apoio recebido por todos nos anos em que permaneceu na chefia, fez um apanhado do período da sua gestão e desejou sucesso aos novos chefes. “Foi um prazer estar à frente do DCC. Temos uma equipe de professores e técnicos-administrativos coesa e de extrema competência, o que facilitou o nosso trabalho. O chefe do departamento lida com uma grande gama de assuntos e o DCC, especificamente, como disse uma vez o professor Geraldo Robson, não é apenas um departamento acadêmico como a maioria dos outros na UFMG. O DCC é como uma pequena empresa, com as áreas do financeiro, pessoal, compras, marketing, etc. É como se o chefe do departamento fosse um CEO, só que não somos treinados para sermos CEO. Aprendemos a pilotar o avião voando e, por isso, é importante ter disposição e se mostrar disponível. Foram diversos desafios vencidos e ainda temos alguns para vencer, mas sei que esta nova gestão tem toda a qualificação e habilidade para transpor as adversidades e realizar uma gestão de muito êxito! Agradeço especialmente a Raquel, grande amiga que foi uma parceira nesses dois anos. Desejo muito sucesso para vocês e podem sempre contar comigo!”, disse.
Após a leitura e assinatura do termo de posse, em seus discursos, os novos chefes agradeceram o apoio que tiveram dos professores, funcionários e alunos para ocuparem os cargos, assim como ressaltaram que este apoio será fundamental para vencer os percalços do caminho e fazer com que o DCC continue evoluindo sempre. “Sou muito grata pelo o voto de confiança que todos – professores, funcionários e estudantes, depositaram em nós. Temos obstáculos a vencer e o faremos com muito empenho e ânimo para que, assim, o nosso departamento continue o protagonista na inovação, no ensino e na pesquisa no cenário nacional e mundial. Para isso, continuamos contando com o apoio de vocês, pois nada é feito sozinho! Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a parceria e ensinamentos que tive do professor Luiz, um exemplo de pessoa e de profissional”, afirmou Raquel Prates. Já o professor Heitor, ressaltou a honra de fazer parte da chefia do DCC e poder contribuir para o desenvolvimento do departamento. “Estou muito honrado pelo apoio que tivemos e por fazer parte dessa gestão que se inicia hoje. Vamos trabalhar com muito afinco para solucionar os problemas e para continuarmos crescendo. Somos um departamento que tem por tradição a inovação, assim, temos o objetivo de inovar também na gestão para crescermos sempre”, falou.
Tanto Raquel quanto o Heitor são ex-alunos do DCC. Raquel possui graduação em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG, mestrado e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora titular do DCC/UFMG desde 2006. Fez um pós-doutorado na Pennsylvania State University, no College of Information Systems and Technology de agosto de 2014 a julho de 2015. Sua pesquisa é em Interação Humano Computador e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia semiótica, interação humano-computador, avaliação de interfaces, comunicabilidade, design de interfaces e programação por usuário final. Recebeu o prêmio “Carreira Destaque em IHC” da Comissão Especial de IHC (CEIHC/SBC). Participa ativamente das comunidades nacionais e internacionais de IHC e Sistemas Colaborativos, já tendo atuado como coordenadora da CESC, de 2015 a 2019, e da CEIHC, de 2006 a 2010, coordenadora de programa do ACM International Conference on Supporting Group Work 2022/2023- Third Wave. Ela também foi representante da SBC na IFIP TC13 – Human-Computer Interaction Group from 2013 to 2017, e membro do Comitê Executivo do SIGCHI de 2001 a 2004. Atua, desde 2020, como uma das editoras da Communications in Computer and Information Science da Springer e, desde de dezembro de 2022, da SIGCHI Outstanding Dissertation Committee. Participa como membro de diversos comitês de programa nacionais e internacionais de conferências nas áreas de IHC e Sistemas Colaborativos. No DCC, além do trabalho com ensino, pesquisa e extensão, foi coordenadora do Bacharelado em Sistemas de Informação e atualmente subchefe do departamento.
Desde 2019, Heitor é professor associado do DCC/UFMG. Foi professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Al, CEFET/AL e da Universidade Federal de Alagoas, onde ocupou diversos cargos de direção, vice-direção, assessoria e coordenação. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, tem mestrado em modelagem computacional pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG. Seus interesses em pesquisa estão nas áreas de aprendizado federado, Internet das Coisas, Computação Ubíqua e Pervasiva, Computação Móvel, Redes ad HOC e Redes Veiculares. No DCC foi coordenador de Extensão e da Unidade Embrapii do departamento.