Luci Nicolau: exemplo e história que sempre farão parte do DCC

Depoimento do professor Clodoveu Davis conta um pouco da trajetória da aluna no DCC

Neste último 15 de março, poucos dias antes de voltarmos ao convívio presencial, perdemos a Luci Nicolau, mestre e doutoranda pelo PPGCC/UFMG.

Luci foi minha aluna no mestrado do programa de mestrado interinstitucional da UFMG com a UFLA, em 2010. Ela tinha um perfil muito sério e profissional, com uma formalidade quase militar, e uma dedicação só suplantada por sua atenção a detalhes e preocupação com a qualidade do que fazia. Concluiu o mestrado com sucesso, com uma dissertação muito interessante, publicações e novas ferramentas em sua já extensa coleção. Qualificou-se e passou a atuar como professora universitária, função que exerceu com afinco em diversas instituições, inclusive a UFLA, onde se graduou. Aliás, a leitura do seu currículo Lattes, em especial no período entre o mestrado e o doutorado, impressiona pela variedade de atividades, instituições e funções que ela exerceu.

Anos mais tarde, Luci me procurou com interesse no doutorado, me sondando sobre possíveis projetos e sobre a possibilidade de me ter novamente como orientador. Aceitei de pronto, e passamos a trabalhar em um projeto. Nessa época, já se sabia o suficiente sobre o desastre de Mariana (final de 2015) para formatar uma ideia que conectasse dados geográficos a eventos do tipo. Observamos que tanto nos trabalhos imediatamente pós-desastre quanto nas iniciativas de indenização, reparação e contenção de novos danos o uso de dados geográficos precisa ser intenso, porém é dificultado pela inexistência de um gerenciamento eficiente dos dados relevantes, que são complexos, volumosos, provenientes de múltiplas fontes e produzidos originalmente para várias finalidades. Um grande desafio, que Luci incorporou em um projeto de tese, aceito no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação no início de 2018.

Sua aprovação no Programa foi motivo de grande orgulho para mim, pelo ótimo projeto apresentado, construído pela Luci com muita competência e dedicação de meses, em paralelo a suas outras atividades. Ao ingressar, o inusitado: Luci mandou fazer uma inédita camiseta, semelhante às dos vários cursos de graduação da UFMG, com os dizeres “Doutorado em Ciência da Computação”. Isso me comoveu e alegrou, pois foi a forma de ela manifestar, contidamente, como era sua natureza, seu orgulho em se integrar ao PPGCC. Outra faceta desse orgulho transparecia nas palestras que fez para alunas de ensino médio, às quais apresentava a carreira em Computação, inspirando e defendendo a maior participação feminina.

Ao longo dos últimos dois anos, Luci foi membro destacado da equipe do Projeto Brumadinho UFMG, mais especificamente no subprojeto que criou e estava alimentando a Plataforma Brumadinho, com dados dos processos legais e dados obtidos na região afetada. O conteúdo da Plataforma, que daria a ela o tema central da tese de doutorado, ainda não está completo. No entanto, sua contribuição foi marcante em diferentes aspectos da Plataforma, sempre marcada pela qualidade, pela segurança, pelo profissionalismo e pela competência técnica que dedicou a esse produto.

Trabalhar como professor e pesquisador em uma instituição como a UFMG é para mim fonte de alegrias constantes. Uma formatura, por exemplo, é um evento dotado de tanta felicidade de alunos e familiares, que recarrega as energias dos professores presentes ao ponto de tornar irrelevantes as coisas negativas que aparecem em nosso caminho. Uma defesa de dissertação ou tese tem o mesmo efeito, em uma maior proximidade com o aluno e seus familiares e amigos. A interrupção repentina de uma trajetória rica e variada como a da Luci, marcada pela busca sistemática, organizada, obstinada de um sonho acadêmico, é uma tragédia, um desperdício.

Prestemos à nossa Luci a suprema homenagem de continuar ajudando outras pessoas com sonhos semelhantes aos dela a evoluir acadêmica, pessoal e profissionalmente em nossa comunidade. Que nossos atuais e futuros alunos possam reconhecer no exemplo dela a necessidade imperiosa em buscar o mérito pelo esforço e pelo estudo, enfrentando e vencendo sistematicamente as barreiras ao longo do caminho, que se apresentam de forma diferente para cada um.