O INCT IQNano (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Infraestruturas Quântica e Nano para Aplicações Convergentes) é uma iniciativa de ponta que integra diversas áreas tecnológicas.
É um INCT que se dedica ao desenvolvimento de plataformas tecnológicas inovadoras, unindo nanotecnologia, inteligência artificial, criptografia quântica, espectroscopia Raman e microscopia de microondas.
Seu principal objetivo é fortalecer a infraestrutura científica e tecnológica do Brasil, promovendo pesquisas avançadas e soluções para desafios em áreas estratégicas. O projeto visa o desenvolvimento de sistemas de criptografia quântica, criação de chips fotônicos para sensores ópticos e computação avançada, além de algoritmos de inteligência artificial embarcada.
O trabalho do INCT IQNano busca gerar avanços em segurança da informação, caracterização de materiais e aplicação de inteligência artificial em dispositivos embarcados.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição-sede do INCT IQNano. Gilberto Medeiros Ribeiro, professor do DCC/UFMG, é um dos pesquisadores que fazem parte do comitê gestor do instituto.